Irmãos abrem cemitério para animais

Arroio do Meio

Irmãos abrem cemitério para animais

Serviço oferece túmulos com tubulação de gás e local para cerimônias de despedida

Irmãos abrem cemitério para animais
oktober-2024

A procura de um espaço adequado para enterrar animais de estimação tem aumentado. Na região, foi criada uma nova opção para quem tem essa consideração pelos animais.

Levando em conta essa demanda, os empresários Astor José Gabriel e Nélio Luis Gabriel projetaram um espaço que dá a oportunidade de uma despedida adequada e ecologicamente correta. O Pet Memorial Morada da Colina foi apresentado ao público no dia 12.
[bloco 1]

De acordo com Astor, a ideia já existe há muito tempo e, como os irmãos atuam no ramo de pet- shops faz 15 anos, perceberam a necessidade desse serviço. Ele comenta que enterrar animais de qualquer maneira ou até mesmo jogar em lixões têm se tornado uma atitude cada vez menos tolerada.

A busca por informações sobre as vias legais de se construir o espaço começou em 2013. Desde então, a obtenção de licenças e liberação de alvarás foi encaminhada e hoje o cemitério está em plenas condições de funcionamento.

Conforme Astor, a burocracia para tornar viável a oferta desse serviço chega a se equiparar as exigências para um cemitério humano. Ele considera que esse é um mercado em expansão. “Os donos querem dignidade no tratamento dos animais, também nesse momento”, pondera.

Infraestrutura

O Pet Memorial, que fica em Forqueta Baixa, ocupa área de 2,3 mil metros quadrados. O projeto original prevê capacidade para até 1.260 animais de pequeno, grande e médio porte, com a possibilidade de ser ampliado.
De acordo com a legislação que orienta a construção, a estrutura conta com estações de tratamento de resíduos líquidos e gasosos. Os túmulos são interligados por uma tubulação que leva fluídos e gazes até reservatórios, e uma empresa faz o recolhimento do material que não pode ser processado no local.

O custo inicial para um animal ser enterrado é de R$ 550, garantindo a permanência por um ano. Após esse período, o proprietário pode optar por manter o corpo enterrado, mediante pagamento de taxa, ou transferir os restos para uma gaveta.

O cemitério também dispõe de urnas e caixões feitos sob medida e um local para cerimônia de despedida. O transporte do animal morto também pode ser agendado.

Acompanhe
nossas
redes sociais