Feriadão de Natal limita atendimentos

Vale do Taquari

Feriadão de Natal limita atendimentos

Supermercados e varejo abrem até o fim da tarde de quinta-feira e voltam sábado

Feriadão de Natal limita atendimentos
oktober-2024

As pessoas que pretendem viajar neste feriadão de Natal, entre esta quinta-feira e domingo, devem estar preparadas para enfrentar chuva pelo caminho. Previsão indica instabilidade no tempo para os quatro dias. Em virtude disso, órgãos de trânsito orientam cuidados redobrados e respeito à sinalização. Na região, comércio varejista, supermercados e serviços básicos têm horários diferenciados.

De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), uma frente fria avança sobre o território gaúcho nesta quinta-feira e reforça a instabilidade. Persiste a possibilidade de chuva intensa e temporais isolados. Na sexta-feira, dia de Natal, o tempo segue instável e a nebulosidade predomina no Vale do Taquari.

No sábado, o dia deve começar com tempo seco. Contudo, instabilidades se formam sobre a região no decorrer do período e provocam pancadas de chuva, típicas de verão.

[bloco 1]

As instabilidades influenciam nas condições de domingo. Por conta disso, a nebulosidade volta a predominar sobre a região e resulta em chuva, que pode ser forte, a qualquer momento.

Segundo o CIH, os modelos de previsão apontam para o volume de 50 a 70 milímetros nestes quatro dias no Vale. A condição demanda maior atenção nas estradas. Conforme estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes na BR-386 aumenta quase 50% nos primeiros minutos de pista molhada. A chuva dificulta a visão do motorista, provoca reflexos no para-brisa e diminui a aderência dos pneus com o solo.

A velocidade estipulada para a rodovia leva em consideração a pista seca, por isso, o motorista deve trafegar abaixo da média em dias de chuva. O essencial é manter o dobro de distância do veículo da frente, que permita tempo o suficiente para frenagem. A aquaplanagem é outro fator de risco. Caso o condutor perceba dificuldade na condução, de imediato deve desacelerar e evitar frear. O volante deve ser mantido firme, até que a aderência seja retomada.

Conforme o inspetor-chefe da PRF, Adão Vilmar Madril, ações policiais neste feriadão de Natal estão direcionadas para restringir, em especial, o excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e consumo de bebidas alcoólicas. Ele enfatiza ainda para a importância de verificar as condições do veículo antes de viajar e respeitar regras de trânsito, como usar cinto de segurança.

Acompanhe
nossas
redes sociais