Executivo anuncia três novos secretários

Lajeado

Executivo anuncia três novos secretários

Marcos Salvatori, Ana de Oliveira e Osmar Rossner foram nomeados pelo prefeito

Executivo anuncia três novos secretários

O prefeito Luís Fernando Schmidt apresentou três novos secretários nessa quarta-feira. Marcos Salvatori, Ana Cristina Mallmann de Oliveira e Osmar Rossner assumem, respectivamente, as secretarias de Agricultura e Urbanismo (Seaab), Administração (Sead) e Obras e Serviços (Sosur). Decisão foi motivada pelo rompimento do PMDB com o governo, anunciado no início do mês.

Os três novos secretários substituem os peemedebistas Ricardo Giovanella (Seaab), Adi Cerutti (Sosur) e Fernanda Cervi (Sead). Cerutti pediu exoneração do cargo nessa terça-feira, e voltou a ocupar cadeira na câmara de vereadores no lugar do suplente, Paulo Dörr (PMDB). Os demais deixam os respectivos cargos até a próxima semana.

Novo responsável pela Sosur, Rossner, que se desligou nesta semana do PMDB para assumir o cargo, se diz surpreso com a escolha do prefeito. “Ainda não estou a par das questões burocráticas da função. Mas pretendo manter a mesma equipe de assessoramento que auxiliava o ex-secretário e continuar o que vinha sendo feito.” Outro que deixou o PMDB para ser empossado foi Salvatori.

Schmidt diz que os novos servidores devem atuar sem preocupação com horários. “Vamos ligar para vocês sempre que for preciso, a qualquer horário, mesmo que seja para pequenos problemas, como um galho que caiu na via. Essa é a dinâmica de trabalho do setor público.”

[bloco 1]

Sobre os novos secretários, Schmidt atesta a experiência com o serviço público dos recém-nomeados. “O Salvatori, por exemplo, trabalhou com o ex-prefeito Erni Petry, na área da Agricultura. Já o Osmar atuou com Leopoldo Feldens na área das Obras. E a Ana vem com sua vasta experiência na área de gestão.”

O prefeito também enaltece a facilidade de negociação com os três. Segundo ele, era prevista uma dificuldade para escolher os nomes e fechar o quadro de secretários. “Pensei que a aceitação por parte de vocês seria mais complicada. Mas foi tudo muito tranquilo. O Marcos, por exemplo, após algumas exigências e preocupações pessoais, nos deu o ‘sim’ após menos de 12 horas.”

Urgência para Plano de Carreira

Ana de Oliveira assume sob pressão de quase mil servidores públicos contrários à proposta de criação do Plano de Carreira, do Regime Jurídico Próprio e da Previdência Social do município.
O projeto ainda carece de avaliação por parte dos vereadores, e precisa ser aprovado ainda em 2015. Caso contrário, só poderá ser reencaminhado em 2017.

“Os projetos já foram para a câmara. Agora a decisão é deles. De nossa parte, vamos pedir para que olhem de forma emergencial. Pois é preciso votar neste ano, pois 2016 é ano eleitoral, e tais mudanças não serão permitidas.”
Sobre a polêmica emenda, que alterou coeficientes salariais apenas de alguns fiscais, a nova secretária garante a manutenção do anexo.

“A princípio a emenda se mantém. A não ser que venha alguma nova justificativa ou consideração por parte da câmara em relação a isso. Mas o nosso e o posicionamento do prefeito é de manter do jeito que está.”

Acompanhe
nossas
redes sociais