Efeitos especiais nos ornamentos surpreendem

Estrela

Efeitos especiais nos ornamentos surpreendem

Maior parte dos serviços foi feita por voluntários e servidores públicos

Efeitos especiais nos ornamentos surpreendem
oktober-2024

A cidade se modifica nesta época do ano. Na rua principal, enfeites tomam os arcos e lojistas complementam o cenário com vitrinas atrativas. Os dois meses de trabalho intenso no Barracão de Natal tornaram o voluntariado uma prática comum: muitos trabalharam depois do horário.

Para o funcionário público Marcelo Träsel, 41, é gratificante ver o resultado dos trabalhos nas ruas, tornando um passeio ao centro, nesta época, mais interessante. “Vi as pessoas sentindo orgulho e aumentando a autoestima em relação à cidade”.

Com a estima elevada, os voluntários dedicaram meses de trabalho para que a passagem do dia 25 ficasse marcada. O auxiliar administrativo Ricardo de Souza, 26, relata que caravanas de visitantes de outros municípios visitaram a cidade. “Estrela está entre os cinco melhores destinos para ir no Natal.”
[bloco 2]

A programação de Estrela é conhecida na região e prestigiada por moradores de cidades vizinhas. Neste ano, o portal de entrada da cidade ganhou um brilho especial. Uma decoração baseada em luzes de LED, cores e formas pelos canteiros centrais.

A agente da Defesa Civil Andressa de Souza, 19, afirma que o grupo formado a partir dos servidores lhe ensinou sobre solidariedade. “Um ajudava o outro com as demandas de trabalho, porque acumulava muita coisa do dia a dia, porque não podíamos parar o trabalho.”

Segundo a assessora do gabinete da primeira-dama, Sueli Bee, 54, entidades como Rotary Club, Lions, Grupo de Artesãos e Liga Feminina de Combate ao Câncer contribuíram com o projeto.

Após dois meses de preparo, os funcionários abraçaram o chafariz da Praça Menna Barreto, num ato simbólico de preservação e manutenção dos ornamentos.
[bloco 1]

Manutenção comunitária

O cuidado e manutenção dos enfeites colocados a partir da metade de novembro se mantêm praticamente o mesmo. Alguns reparos devido a chuvas foram feitos ao longo da semana. Danos causados por depredações diminuíram.

Conforme Sueli, o zelo pela ornamentação parte principalmente da comunidade. Além das rondas policiais da  Brigada Militar, como é de costume, a própria população se encarrega por denunciar depredações ou tentativas de furtos.

Em novembro, houve duas tentativas de furtos da iluminação e decoração de Natal. Duas pessoas foram presas com luzes de LED. A polícia foi avisada pela população com rapidez.

“Os moradores são os principais vigias. Eles avisam a polícia que chega em seguida e isso impede que alguém estrague ou roube.”

Segundo ela, tirando esses casos isolados, não houve danos ao patrimônio. “Como eles também ajudaram e trabalharam para ter uma cidade mais bela nesta época, cuidam dos enfeites como se fossem deles. E são mesmo, de todos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais