Comunidade preserva tradição de embelezar cidade

Colinas

Comunidade preserva tradição de embelezar cidade

Moradores da Cidade Jardim ajudam na preservação dos enfeites natalinos

Comunidade preserva tradição de embelezar cidade

Cerca de cem Papais Noéis estão espalhados pelo centro. Pelas praças e parques, eles estão em formas inusitadas, de bicicleta, paraglider, Fusca, dando boas-vindas ou mesmo pendurados em postes. O vermelho dos trajes natalinos contrasta com o verde dos jardins decorados das residências.

A ornamentação foi proposta há cinco anos e até hoje a administração da cidade incentiva. Depois de ser um dos principais pontos de visitação na Páscoa, a época natalina tem despertado o mesmo interesse dos turistas. Nos períodos de festas, chegam a passar 20 mil pessoas pelo município.

Nas repartições públicas, as árvores iluminadas por pequenas lâmpadas e os corredores coloridos mudam a rotina dos servidores neste mês. Há cinco anos, em cada rua, um estilo de formas e figuras natalinas ilumina as ruas.

Segundo a primeira-dama do município Gladis Horst, 52, as pessoas mudam as decorações e exploram novas possibilidades para enfeitar as casas. “É um trabalho coletivo que impressiona quem vem de fora e chega numa cidade totalmente inserida no espírito natalino.”

Trata-se de uma disputa saudável, que beneficia a todos, aumentando a demanda de visitantes na cidade. Em mais uma edição, a escolha da melhor ornamentação natalina foi disputada.

A residência vencedora na categoria iluminação é do casal Elemar e Glaci Müller. Ela foi toda redecorada, pois havia vencido na edição do ano passado. O investimento de R$ 2 mil em mangueiras de LED e ornamentos em geral valeu a pena, comemoram.

Os trabalhos para decorar a casa duraram cerca de uma semana. Segunda vez campeã, a casa já se tornou ponto de visitação. “Muitos trazem os filhos para ver a casa e estamos sempre conversando com todos que chegam.”

Os ornamentos que revestem os pilares e paredes da área complementam o cenário que chama atenção desde o gramado bem aparado até os bonecos de Papai Noel que descem do telhado. Um conjunto decorativo que enche os olhos pela harmonia.

Jardinagem é prática comum na pequena cidade. Em datas comemorativas os pátios das residências e parques recebem ornamentos

Jardinagem é prática comum na pequena cidade. Em datas comemorativas os pátios das residências e parques recebem ornamentos

Todas as residências, as lojas, o comércio e as entidades do município que tinham alguma ornamentação natalina estavam automaticamente inscritas. O prêmio, um troféu e um conjunto de luzes, simboliza todo o esforço feito pela comunidade. A escolha foi divulgada nessa semana.

A Cidade Jardim faz jus ao nome, pois durante todo o ano os moradores deixam os jardins enfeitados.

Na Páscoa ou outras datas comemorativas, os moradores promovem a decoração coletiva – um espírito de embelezamento que integra todos. A visitação rende fotografias inusitadas em meio a arbustos em formato de animais.

Prêmios por categorias
Durante duas semanas, residências, comércio e entidades concorreram entre si pela casa mais bela enfeitada para o Natal. A premiação oferecida pela administração municipal foi dividida em categorias. A melhor criatividade premiou Ricieri e Fabiana Carpin em primeiro lugar. A residência de Ademir e Glaci Hollmann foi a segunda colocada. Entre comércios e entidades, na categoria melhor iluminação, o Artesanato Colibri ficou em primeiro e o Minimercado Solnascente, em segundo.

Na categoria melhor criatividade, o Mercado Primavera e a Comunidade Católica ficaram em primeiro e segundo, respectivamente.

Acompanhe
nossas
redes sociais