Brum será governador por 4 dias

Estado

Brum será governador por 4 dias

Presidente da AL define reuniões sobre rodovias da região

Brum será governador por 4 dias

As viagens do governador José Ivo Sartori e do vice José Paulo Cairoli durante o feriado de Natal colocam à frente do governo gaúcho o atual presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum. A posse ocorre nesta quinta-feira, às 9h, no Palácio Piratini.

Brum fica no cargo até esta segunda-feira. Apesar do pouco tempo como governador, promete aproveitar o período para agilizar trâmites aguardados faz mais de 12 anos no Vale do Taquari.

Com residência fixada em Encantado, ele mantém fortes ligação com a região.

Brum convocou para o mesmo dia da posse uma reunião com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e representantes do Daer e da EGR para tratar sobre obras nas estradas da região.
Entre os assuntos, estão as adaptações nos trevos do posto Peteba, em Encantado, e do distrito industrial de Cruzeiro do Sul, além da ligação asfáltica entre Arroio do Meio e Capitão.
As duas alterações estão entre as prioridades elencadas pelo Conselho Regional dos Pedágios (Corepe). Em setembro, a obra do posto Peteba, no entroncamento da ERS-129 com a ERS-332, chegou a ser anunciada pelo governo do Estado.  Os 16,5 quilômetros de asfalto entre Arroio do Meio e Capitão, na ERS-482, são aguardados faz mais de 50 anos pela comunidade. A obra chegou a ser contratada em 1998, mas problemas com a empresa vencedora da licitação travaram os trabalhos.

Em agosto de 2014, uma nova licitação foi realizada para a conclusão de 30% do percurso. As obras começaram, porém, não foram concluídas. Em novembro deste ano, o secretário dos Transportes prometeu a retomada do trecho, mas até agora o projeto não avançou.

Reconhecimento

Para Brum, a chance de ficar à frente do governo é resultado do trabalho na política. “É um reconhecimento à minha trajetória no partido e na vida pública”, afirma. Natural de Rio Pardo, Brum foi delegado do partidário e se tornou integrante do diretório estadual do PMDB em 1988.

Entre 1995 e 1999, foi presidente da juventude do partido. A primeira candidatura ao parlamento gaúcho ocorreu em 1998, quando alcançou mais de 19 mil votos, mas não se elegeu. Na segunda candidatura, em 2002, alcançou quase 26 mil votos, ficando como suplente. Em 2005, assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa.

No ano seguinte, conquistou quase 44 mil votos, garantindo uma cadeira no parlamento. Quatro anos depois, foi reeleito com mais de 67 mil votos. Nas eleições do ano passado, foi eleito para o quarto mandato, com 55 mil votos.

Entenda  o caso

O presidente da Assembleia assume o governo do Estado devido a programações pessoais de Sartori e Cairoli.
O governador passa o Natal com a família, no Paraná. O vice viaja ao exterior.  O deputado Ronaldo Santini (PTB), vice-presidente da AL, assume o lugar de Brum no parlamento no período.

Acompanhe
nossas
redes sociais