Exposição premia 14 orquídeas

Teutônia

Exposição premia 14 orquídeas

Evento teve participação de 87 expositores da região e do estado

Exposição premia 14 orquídeas
oktober-2024

As orquídeas tiveram destaque no Centro Administrativo no sábado e domingo. O 4º Encontro Regional e Estadual de Orquidófilos reuniu apreciadores da catlleya leopoldi.

Durante o evento, foram escolhidas as 14 plantas mais belas. A exposição contou com 508 plantas inscritas e 87 expositores. A espécie escolhida para a exposição é nativa e costuma florir durante a metade de dezembro e início de janeiro.

Entre as características estéticas, o tamanho se destaca. Pode chegar a um metro de comprimento. O perfume também é particularidade identificada na planta. O cultivo ocorre em estufas que precisam reproduzir características naturais. A umidade e luminosidade média garantem a qualidade da flor e fortalecem o caule.

Avaliação das plantas

A comissão julgadora do evento avalia o formato da flor. As pétalas devem ter simetria. O número de botões floridos por ramo também interfere na decisão dos avaliadores.

A cor deve representar bem a variedade. O formato geral e a harmonia da planta complementam os critérios de julgamento. A catlleya leopoldi tem 14 variedades, enquanto outras podem chegar a 26.

Os vencedores recebem uma lembrança de participação. Os demais expositores ganham certificação e substratos por prestigiar o evento. A Federação Gaúcha de Orquidófilos elabora material explicativo, detalhando as características e critérios de avaliação. A apostila completa estará no fgors.com.br até o fim de março.

Conforme o presidente da federação Sílvio Aurélio Jaeger, 57, o arquivo enriquece e atualiza os colecionadores e cultivadores das orquídeas.
Faz 18 anos que Jaeger cuida das plantas. A coleção chega a 2,4 mil vasos distribuídos em orquidário amador de 140 metros quadrados.

Exposição inspira admiradores

Vera Tischer, 40, começou a cultivar orquídeas faz dez anos, sem a pretensão de investir muito. Apreciava as flores como hobby.

Faz quatro anos que se dedica com mais intensidade. Durante a exposição, adquiriu três catleyas pré-adultas com flores robustas e outra orquídea que chamou atenção. Adubos enraizadores e floradores também foram adquiridos por preços razoáveis.

A admiração pelas plantas e a troca de experiências incentivaram Vera a montar o próprio orquidário. O investimento será de R$ 1,5 mil para estufa com quatro metros de largura por sete de comprimento.

As bases para o orquidário foram doadas e a mão de obra será do marido. A construção deve iniciar antes do Ano-Novo. Contratar empresa especializada é outra forma de edificar, mas o custo sobe para R$ 4,5 mil.

O objetivo de Vera com as plantas não é expor ou vender, mas ocupar o tempo e presentar os familiares. O aniversário de alguns parentes ocorre no mesmo período de floração das orquídeas. “Gosto de dar um presente que cultivei e dediquei tempo para ficar belo”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais