Colégios decidem novos diretores para dois anos

Vale do Taquari

Colégios decidem novos diretores para dois anos

Do total de 82 escolas, 26 não tiveram inscritos

Colégios decidem novos diretores para dois anos

Foram definidos nesta semana os nomes dos diretores das escolas da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Nos 56 educandários onde havia apenas uma chapa, o processo eleitoral ocorreu na semana passada.

Nas 26 instituições onde não houve inscrição de interessados em assumir os cargos, uma comissão eleitoral, instituída pela 3ª CRE, realizou reuniões com o objetivo de identificar possíveis candidatos a assumir a direção. Caso se confirme a falta de voluntários, a equipe diretiva será indicada pelo governo do Estado.

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De acordo com o coordenador da 3ª CRE, Nelson Paulo Backes, apenas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Affonso Augustin, de Teutônia, o cargo ainda está vago. Segundo ele, como ninguém se colocou à disposição, o novo diretor só será definido após reunião com representantes da Secretaria Estadual de Educação, que deve ocorrer na próxima semana.

Conforme Backes, as mudanças na legislação, referentes à forma de apresentação de chapas para concorrência à diretoria, atrasaram o pleito, que deveria ter começado em novembro. Mas, mesmo com fatores como a falta de comparecimento de alunos já aprovados, pondera, a participação da comunidade escolar foi excelente. “Em uma escola de Arroio do Meio, por exemplo, mais de 600 pais compareceram.”

Falta de candidatos

De acordo com a coordenadora- adjunta da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, na maioria das escolas onde não houve a inscrição de chapas, o problema tinha menos relação com a falta de interesse do que com a burocracia. Ela relata que nesses casos os atuais gestores não poderiam concorrer ao terceiro mandato.

Para Greicy, o perfil de diretor é o que marca a motivação para se dispor a assumir um cargo dessa responsabilidade. Mas determinações legais e responsabilidades acumuladas, que transformaram diretores em gestores sociais, opina, não são supridas por compensações salariais.

Conforme ela, a 3ª CRE trabalha para superar esse quadro, orientando o corpo docente sobre a formação de uma equipe que trabalhe unida, e a delegação responsável de tarefas. Para Greicy, todos os diretores têm total liberdade para decidir técnicas de gestão, no entanto, em função de particularidades de cada escola, a interferência da coordenadoria é limitada. “O que podemos fazer é prestar esclarecimentos sobre esse procedimento”, comenta.

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