Formatura consolida IFSul

Lajeado

Formatura consolida IFSul

Instituto federal gradua 17 alunos no técnico em Administração

Formatura consolida IFSul

A primeira formatura do IFSul em Lajeado representa mais do que conquistas pessoais. O início das atividades do instituto na cidade, em 2014, veio suprir a necessidade de qualificação da mão de obra regional, além de representar oportunidade de mudança na vida dos alunos.

Entre os formandos do curso técnico em Administração, estão pessoas como a auxiliar de limpeza Mariani Altmann, 50. Para ela, a graduação representa a superação de quem retornou às salas de aula depois de 29 anos.

Mariani voltou a estudar em 2013, quando concluiu o Ensino Médio por EAD. No ano seguinte, foi aprovada no vestibular do IFSul. “Para mim foi uma surpresa. Pensei que teria dificuldade, mas tanto os colegas quanto os professores me ajudaram e acolheram muito bem.”

Ela acredita que a graduação poderá abrir novas oportunidades de emprego e carreira. Além do técnico em Administração, também aproveitou a chance para fazer um curso de inglês oferecido pela instituição, no qual obteve média 7.

[bloco 1]

Segundo Mariani, retornar aos estudos era um sonho, sempre adiado por questões familiares ou de trabalho. Agora, já pensa em continuar estudando e alcançar novos objetivos. “Quero melhorar de vida.”

As colegas chamam Mariani de guerreira. “Ela é muito trabalhadora e sempre a primeira a chegar na sala de aula”, diz a auxiliar financeira Ruth Appelt, 27. Ao todo, 17 alunos concluíram a graduação, iniciada na metade do ano passado.

Qualidade elevada

Para Ruth, o IFSul em Lajeado também representou a chance de voltar aos estudos. Depois de concluir o Ensino Médio, há nove anos, começou a trabalhar e acabou se acostumando com a rotina.“Foi uma experiência incrível para a minha vida e minha carreira”, relata.

Segundo ela, as aulas e o ambiente acadêmico proporcionaram uma mudança profunda no seu entendimento sobre a sociedade e a profissão que exerce. “Me instigou a continuar em busca de mais conhecimento.”

Carine Mallmann, 24, se disse surpresa com a qualidade do ensino oferecido pela instituição. Segundo ela, as exigências são maiores do que na escola particular onde concluiu o Ensino Médio e todos os professores têm mestrado ou doutorado.

Acompanhe
nossas
redes sociais