Evento reúne admiradores de carros antigos

Forquetinha

Evento reúne admiradores de carros antigos

Segunda edição do evento terá a presença de grupo que coleciona veículos militares

Evento reúne admiradores de carros antigos
oktober-2024

O resgate histórico feito por meio de coleções de objetos não é novidade, há quem quase transforme isso em uma profissão. Negociações de itens antigos que remetem a fatos marcantes movimentam um extenso mercado na internet. Mas a intenção da 2ª edição do Encontro de Carros Antigos do município, que ocorre neste domingo, 20, no parque Christoph Bauer, vai na contramão dessa tendência.

De acordo com o empresário Maurício Allgayer, o evento surgiu para suprir uma lacuna da região, que não tem muitas iniciativas nesse seguimento. Para ele, a intenção é disseminar a valorização da história, em função da admiração pelos automóveis de época. “A ideia é tornar isso uma tradição, usando o parques histórico para contextualizar”, pondera.

Conforme Allgayer, criador do encontro, fazer com que a atividade seja baseada em um ambiente informal e despretensioso contribuiu para o sucesso da primeira edição, e deve ajudar a fidelizar expositores e público. Dessa maneira, crescendo e expandindo as atividades. “Queremos mesmo é reunir os amigos em um ambiente descontraído. Para que um vá convidando o outro”, comenta.

Ao contrário de exposições competitivas, em que a configuração do estacionamento é pré-determinada pelos organizadores, no encontro deste domingo essa questão fica a cargo dos proprietários de veículos. O objetivo é, aproveitando a estrutura do parque, com casas no estilo enxaimel, recriar o ambiente de uma cidade antiga. Além disso, não será cobrada taxa de participação, nem entrada.

Mas, ainda que não seja uma mostra competitiva, o reconhecimento a quem se desloca até o local é garantido. Os cem primeiros inscritos levam para casa um troféu de participação e os outros colecionadores ganham um certificado. Segundo Allgayer, este ano deve superar o anterior tanto em visitantes quanto em expositores. “Ano passado foi tudo em cima da hora, mas dessa vez nos preparamos e até participamos de outros encontros para divulgar”, revela.

Memórias oficiais

Um dos destaques do encontro é a participação do Pelotão Antares. Um grupo formado por colecionadores de veículos militares, que não tem uma sede fixa, mas tem integrantes de todo o estado e participa de eventos em âmbito nacional.

De acordo com Allgayer, que também tem um jipe antigo do Exército, os convidados especiais se autointitulam como preservadores da história, por meio da valorização, não apenas de viaturas, mas de uma grande variedade de objetos oficiais.

Acompanhe
nossas
redes sociais