O campeonato amador de futebol é o programa preferido durante as férias no município. Com a participação de oito clubes, a competição organizada pela Liga de Futebol Amador de Progresso (Lifap) inicia neste domingo, em Alto Honorato, às 15h, estendendo-se até maio.
Fabrício Barbieri, tesoureiro da entidade, conta por que a população prefere o campeonato durante o período de férias. “Como é época de safra do fumo, muitos não têm tempo para viajar e prestigiam as partidas.” Sem disputas desde o fim do último verão, a população aguarda pelo início dos jogos.
Para o estudante Luís Eduardo Zuffo, o fato de o campeonato iniciar nas férias não causa estranheza. Ele acredita que é uma maneira de revelar jogadores para outras competições que ocorrem no decorrer do ano.
Fórmula de disputa
A rodada de abertura ocorre neste domingo com o Cruzeiro, de Alto Honorato, atual bicampeão, recebendo Flamengo A, às 15h. Para completar a rodada, o Gaúcho encara o Cruzeiro, de Tiririca, que retorna à competição depois de três anos.
[bloco 1]
Na primeira fase, o campeonato é formado por oito equipes em chave única, em que todas se enfrentam em turno único. Seis se classificam para a fase de mata-mata. Os participantes desta edição são: Cruzeiro (Alto Honorato), Gaúcho (centro), Cruzeiro (Tiririca), Flamengo A e B (Xaxim), Corinthians (São Luís), Amizade (Morro Azul) e São João (Alta Picada Serra).
Futebol para poucos
Progresso tem seis mil habitantes e 20 clubes amadores. Desses, oito disputam o campeonato. Dentre os que ficaram de fora, está o Internacional, de Campo Branco, campeão na edição de 2008/9. A vitória contra o Esporte Clube Laranjeiras está na memória de muitos esportistas, como o funcionário público Rogério Vettorazzi.
Atual presidente da entidade, Vettorazzi salienta que o clube não participa porque não tem condições financeiras para disputar atletas com outras equipes. “Ou você paga ou não monta time, ficou muito difícil de fazer futebol amador em Progresso.”
Insatisfeito com o regulamento, sugere mudanças como diminuir o número de atletas de fora de Progresso. “Tivemos um campeonato de futebol 7 só com atletas da casa que foi um sucesso, por que não podemos fazer isso no campo?,” indaga.
Atual campeão busca o tri
Campeão nas últimas duas edições, o Cruzeiro de Alto Honorato busca o tricampeonato. Para esta edição, o clube teve perdas significativas, como Dioguinho, Adriano Martini, Alex dos Santos e Henrique Ingremani. Em contrapartida, o zagueiro Juliano Kemmerich e o atacante Leandrinho Alcará retornam ao time.
Rogério Lourenço, o “Rocha”, segue como treinador. O comandante acredita que o time está focado e pronto para vencer mais uma edição. “A expectativa é atender a comunidade que é apaixonada pelo futebol e apoia o time sempre.” Para ele, os favoritos são os dois times do Flamengo e o multicampeão Gaúcho. “Vamos correr por fora.”
Comunidade de Tiririca retorna à competição
Longe da competição há dois anos, o Cruzeiro, de Tiririca, volta à competição. Na última vez que participou, ficou na última colocação com três empates e cinco derrotas em oito partidas. Na ocasião, marcou apenas em quatro oportunidades e sofreu 22 gols.
Um dos responsáveis pelo retorno é Tadeu Rodrigues dos Santos, que ajudou os diretores da agremiação a montar o elenco, com intuito de movimentar a localidade.
Segundo ele, a expectativa é de classificar à próxima fase. “Será difícil, pois montamos um time em cima da hora, mas tentaremos fazer um bom campeonato.”