Univates abre centro clínico em março

Vale do Taquari

Univates abre centro clínico em março

Oferta de especialidades pode ser limitada pela falta de aporte financeiro do SUS

Univates abre centro clínico em março
oktober-2024

Um dos projetos mais arrojados dos últimos anos para a área da saúde, o Centro Clínico Univates estreia em março de 2016. Espaço destinado à oferta de especialidades médicas para a região, terá fundamental importância na qualificação dos acadêmicos do curso de Medicina. No entanto, a instituição aguarda credenciamento para oportunizar atendimentos via SUS.

De acordo com o reitor Ney Lazzari, embora o centro comece a funcionar no próximo ano, os atendimentos serão multidisciplinares. Sem aporte financeiro do Estado e União, a Univates não consegue ofertar os serviços à comunidade. “Aguardamos uma definição do Daha (Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Estado)desde de 2014”, aponta a coordenadora do projeto, Fabíola Colombo Müller.

[bloco 1]

Afim de agilizar os trâmites e pressionar gestores públicos a credenciar os atendimentos junto ao SUS, a instituição busca apoio de líderes regionais da área. O assunto será tema de reunião marcada para o dia 12 de janeiro, na Univates, onde devem estar presentes, entre outras pessoas, secretários de Saúde dos municípios do Vale do Taquari.

Lazzari ressalta que o governo não precisará dispensar mais recursos para a cobertura de especialidades. Apenas realocar verbas repassadas hoje a hospitais e clínicas onde os pacientes da região se tratam, em especial da Região Metropolitana. “Em vez de se consultar em Porto Alegre, por exemplo, as pessoas poderão vir à Lajeado. Desgasta menos e é mais barato”, enfatiza.

Conforme o reitor, a falta de aporte financeiro não inviabiliza o início das atividades. Porém, caso houvesse credenciamento junto ao SUS, a instituição poderia determinar um número de atendimentos à comunidade. Sem isto, destaca Lazzari, será feito apenas o suficiente para qualificar o estudo médico.

Oferta será gradual

De acordo com o cronograma elaborado pela instituição, a partir de março estarão disponíveis três especialidades médicas: Cardiologia, Hematologia e Pneumologia. De início, 30 profissionais atenderão no centro. “Cada semestre vamos agregando especialidades e profissionais, não só médicos, mas enfermeiros e psicólogos, entre outros”, destaca Lazzari.

[bloco 2]

A partir do segundo semestre, a projeção é adicionar ao quadro de atendimentos Nefrologia, Endocrinologia e Gastroenterologia. Nos anos seguintes, outras oito especialidades devem passar a ser oferecidas de forma gradual: Alergia/Imunologia Clínica, Dermatologia, Geriatria/Gerontologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. Em pleno funcionamento, previsto para 2019, devem ser realizados cerca de 3,5 mil atendimentos por mês.

Os atendimentos serão de média complexidade. O Centro Clínico Univates deve oferecer ainda consultas de Enfermagem e de Farmácia, bem como atendimentos de Psicologia, Nutrição e Fisioterapia. Além disto, o espaço prevê Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADTs) e pequenas cirurgias.

Estão previstos, também com implantação gradual, exames Radiológicos simples, Ultrassonográficos (Ecografia), Eletrocardiografia, Holter, Ecodoppler, Ergoespirometria – Prova de Função Pulmonar, Teste ergométrico, MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, Análises Clínicas, Endoscopia, Colonoscopia, e pequenas cirurgias Dermatológicas, Otorrinolaringologias e Urológicas.

Acompanhe
nossas
redes sociais