Programa qualifica ensino com internet

Paverama

Programa qualifica ensino com internet

Escolas do interior recebem conexão gratuita de programa oferecido pela União

Programa qualifica ensino com internet

Estudantes do interior recebem nova ferramenta para desenvolvimento do ensino. O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) do governo federal permite conexão gratuita com internet. Torres de captação de sinal e sistemas para distribuição de rede já foram instaladas e passam por adequações. O Ministério da Educação e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) administram o programa.

O projeto é alternativa para as empresas de telefonia que não querem construir postos de serviços telefônicos na cidade. A parceria com o governo prevê aplicação do sistema com qualidade e velocidade, sem custos para administração municipal até 2025. As instituições de ensino de Morro Azul, Morro dos Cavalos, Linha Brasil e Santa Manoela foram contempladas com o serviço.

É a primeira vez que a internet chega à Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, em Linha Brasil, em mais de 30 anos de existência. Em 2010 recebeu sete computadores, mas não foram utilizados pela falta de conexão. O sistema principal foi instalado e recebe ajustes para que em 2016 os alunos possam utilizar o benefício para realização de trabalhos e pesquisas. O educandário fica a seis quilômetros do centro.

A escola é multiseriada e tem 12 alunos, supervisionados pela diretora e professora Terezinha Pacheco. A falta de internet no local a obriga a elaborar conteúdos de aula e pesquisar novidades em casa. O trabalho se estende aos horários de folga durante a noite.

Com o programa, as aulas podem ficar mais dinâmicas, além de incentivar os estudantes a buscarem assuntos novos. O setor administrativo também se qualifica com o lançamento de informações na escola, diz.

A servente Márcia Albano acredita no desenvolvimento rápido dos estudantes por meio da internet. Embora a pesquisa em livros seja saudável, a tecnologia possibilita interação com diferentes alunos e programas. Eles podem aprender muitas coisas com o jogos também, diz.

O PBLEe foi lançado em abril de 2008 para incrementar o ensino público no país. A opção para as empresas de telefonia foi aplicada no Plano Geral de Metas para Universalização do Serviço Telefônico Fixo.

Acompanhe
nossas
redes sociais