Município inicia troca de sinaleiras

Lajeado

Município inicia troca de sinaleiras

Até março, duas equipes substituirão aparelhos de 36 cruzamentos da cidade

Município inicia troca de sinaleiras

O processo de substituição dos semáforos iniciou ontem. Por meio de licitação, a administração municipal investe R$ 1,06 milhão na modernização do sistema. Até o fim do ano, oito novos aparelhos devem ser instalados nos pontos mais críticos da cidade.

De acordo com o coordenador de Trânsito, Euclides Rodrigues, o projeto completo inclui mudanças em 36 cruzamentos. “Neste ano daremos prioridade aos semáforos que apresentam mais problemas.” ressalta.
Entre eles, estão os aparelhos localizados no cruzamento entre as ruas Bento Rosa e Bento Gonçalves, Júlio de Castilho e Alberto Torres, e na esquina entre as avenidas 7 de Setembro e Benjamin Constant.

[bloco 1]

Duas equipes trabalharão nas trocas. Conforme Rodrigues, a primeira será responsável pela substituição dos postes. A segunda fará a instalação dos novos aparelhos a partir da próxima semana e também será responsável pela manutenção.

O coordenador afirma que todos os semáforos da cidade terão o mesmo padrão, com lâmpadas de LED com indicação de tempo por setas. Mais modernos, os novos aparelhos gastam dez vezes menos energia elétrica em relação aos que utilizam lâmpadas incandescentes.

Substituições pontuais

Algumas sinaleiras terão apenas as partes mais antigas trocadas. Conforme Rodrigues, um exemplo é o semáforo entre a avenida Benjamin Constant e a rua Júlio May, na esquina do Colégio Madre Bárbara.

“É um local com apenas um focal incandescente. Quando esse apresenta problema, todo o sistema fica inoperante”, relata. O focal será substituído por lâmpadas de LED, seguindo o mesmo padrão dos demais.

As trocas pontuais seguem até o fim do ano. A substituição completa do sistema deve ocorrer até março. A manutenção ficará a cargo da empresa Sinacom LTDA., de Rio do Sul (SC), vencedora da licitação.

Acompanhe
nossas
redes sociais