Artistas locais apresentam peça teatral

Progresso

Artistas locais apresentam peça teatral

Natal na Praça chega à 7ª edição. Evento inicia às 19h30min, na Praça da Matriz

Por

Artistas locais apresentam peça teatral
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A participação de talentos locais em diferentes modalidades artísticas deve ser um atrativo do 7º Natal na Praça. O evento gratuito ocorre amanhã, 18, na Praça da Matriz. Os moradores do interior dispõem de transporte oferecido pela organização.

Para a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Desporto, Simone Berté, o engajamento da comunidade com a apresentação é uma das marcas do evento. Um dos exemplos é a participação de grupos locais de canto coral, dança, música e teatro. Até esta edição, a noite mantinha apresentações teatrais trazidas de outros municípios.

O evento foi criado em 2009, como uma forma de unificar ações individuais de repartições públicas no período. Até a criação, a época natalina era marcada pela visita do Papai Noel em espaços públicos. A inspiração para integrar moradores na organização veio de eventos desenvolvidos na Serra Gaúcha e em municípios do Vale do Taquari.

Durante a noite, participam o Coral Municipal, alunos da escola São Valentim e do grupo de dança do Cras. Também ocorre show dos Garotos do Pampa. As crianças participantes recebem os pacotes de Natal do Papai Noel.

A produção teatral no município é recente, segundo a secretária. Investimentos em cursos para professores e na criação de um grupo local servem de estímulo para as atividades. “Não dá para mensurar muito o retorno que temos com esse investimento, quem tem contato com a cultura cresce em muitas áreas diferentes. Assim se amplia o senso crítico e ajudamos no desenvolvimento das pessoas.”

Espetáculo de Natal

Um dos atrativos da noite é a apresentação de Um Milagre de Natal, pelo Grupo Achados e Perdidos. Com 12 integrantes, com idades entre os 15 e 47 anos, é composto por moradores do município, alunos do curso livre de teatro.

Segundo a professora e diretora da peça, Sofia Salvatori, a integração e apoio local e o gosto pela arte têm sido fundamentais para o trabalho do grupo. Parte dos ensaios ocorre na praça, enquanto doações ajudaram a compor figurino e cenário para a apresentação natalina.

Sofia ressalta a popularização da arte no município e os resultados na comunidade. “Existe um interesse cada vez maior pela atividade e, com ele, o crescimento humano, superação da timidez, confiança, parceria, respeito.”
Antes do evento natalino, o grupo havia apresentado A Lenda do Negrinho do Pastoreio e O Macaco e a Velha, em eventos locais. O teatro começa às 21h.

Acompanhe
nossas
redes sociais