Município prepara auxílio para empresas

Lajeado

Município prepara auxílio para empresas

Projetos beneficiam empresas da região: Docile, Imec e Vinagres Prinz

Por

Município prepara auxílio para empresas

A administração envia nos próximos dias ao Legislativo três projetos de incentivo a indústrias de grande porte instaladas no município. De acordo como o vice-prefeito, Vilson Jaques, as iniciativas visam assegurar a manutenção e ampliação das operações de Docile, Imec e Vinagres Prinz.

As negociações entre o município e as empresas estão em estágio avançado. Conforme Jaques, os projetos precisam de aprovação do Legislativo até o fim do ano, devido à legislação que impede medidas semelhantes em ano eleitoral.

“Já conversamos com o presidente da câmara que nos assegurou as votações”, afirma. Caso as duas sessões restantes no ano não sejam suficientes, não estão descartadas sessões extraordinárias para dar prosseguimento às propostas.

O processo mais avançado é o de incentivo à Docile. Responsável por empregar 794 pessoas diretamente, a empresa receberá cerca de R$ 3 milhões. “São incentivos anuais ao longo de cinco ou seis anos.”

O projeto em benefício da Imec envolve a permuta de um terreno entre a empresa e o município e também deve ficar pronto nos próximos dias. Mais complexa, a negociação com a Vinagres Prinz ainda não tem valores definidos.

“É um grande número de famílias que dependem dessas companhias para obter o sustento.” Para o vice-prefeito, a iniciativa do município neste momento de recessão pode assegurar a manutenção dos empregos na cidade.

Central do empreendedor

Além dos incentivos às indústrias, Jaques ressalta as iniciativas em benefício aos pequeno e micro-empreendedores. Cita a criação da Central do Empreendedor, que centraliza os serviços de abertura, registro e baixa de empresas, e da emissão de alvarás de funcionamento.

Localizada na rua Júlio de Castilhos 171, ao lado da Farmácia Escola, a unidade está conectada com a Redesim, do Sebrae. Por meio de um único sistema de entrada de dados, a RedeSim elimina processos burocráticos ao centralizar procedimentos.

Como o empreendedor não precisa se deslocar a diferentes órgãos para apresentar cópias dos mesmos documentos, estima-se que os processos de abertura e registro de empresas demorem a metade do tempo em relação ao sistema antigo.

Acompanhe
nossas
redes sociais