Blocos de concreto danificam rede de luz

Estrela

Blocos de concreto danificam rede de luz

Materiais caíram de um caminhão e causaram prejuízos aos moradores do Boa União

Por

Blocos de concreto danificam rede de luz

Cinco blocos de concreto tombaram de um caminhão e atingiram a rede elétrica no trevo da Rota do Sol, no bairro Boa União. O incidente aconteceu por volta das 21h30min dessa segunda-feira. O fato causou interrupção no abastecimento de energia elétrica a dezenas de imóveis e ocasionou transtornos no trânsito. A AES Sul normalizou a situação apenas às 13h de ontem. Moradores e empresários relatam prejuízos pela demora no conserto.

De acordo com populares, o caminhão seguia em direção à BR-386 e, ao ingressar no trevo, as cintas que seguravam os blocos se romperam. Com mais de três metros de largura, as peças de concreto caíram sobre um poste, na calçada e em parte da rodovia. O motorista não teria parado. Logo atrás, relatam, seguia outro veículo com a mesma carga.

[bloco 1]

“Estávamos no meio da novela quando a luz caiu”, diz Marceli Gerhard, 61, que pernoitava em uma residência cem metros distante do incidente para cuidar de uma mulher de 88 anos, que na semana passada colocou marcapasso. “Ela passou a noite agitada e não dormiu. Hoje (ontem) de manhã vamos levá-la para o médico em decorrência dessa condição.”

Além disso, relata Marceli, a maioria dos alimentos guardados na geladeira estragou. Situação semelhante ocorreu com Elke Müller Porn, 60, que teme comer as carnes conservadas no freezer em função do degelo. “Não sei se as coisas ainda estão boas. Todos os frios da geladeira precisei botar fora.”

Elke aponta ainda para outros problemas decorrentes da falta de energia. “O chuveiro não funciona e também estou sem internet. Tinha coisas para resolver hoje (ontem) pela manhã e vou ter que remarcar.” Os moradores garantem ter chamado a AES Sul ainda na noite do acidente, mas ao refazer contato com a concessionária na manhã seguinte foram informados de não haver solicitação de conserto da rede.

Dono de uma padaria, Petter usou uma extensão para ligar as máquinas

Dono de uma padaria, Petter usou uma extensão para ligar as máquinas

Comércio parado

O principal impacto da falta de energia elétrica aconteceu no comércio do bairro Boa União. Muitas empresas próximas ao local do incidente ficaram sem trabalhar ou tiveram os serviços parcialmente interrompidos até a normalização do abastecimento.

Foi o caso da empresária Adriana da Costa, 45, proprietária de uma oficina às margens da Rota do Sol. As três revisões veiculares marcadas para a manhã de ontem foram canceladas. “Sem contar aquelas reservas que deixamos de fazer em função do problema.”

Na padaria de Delci Pedro Petter, 58, a solução foi puxar uma extensão da casa de um amigo, nos fundos do estabelecimento. “Às 3h30min já tínhamos que estar com os fornos ligados, preparando os pães para logo cedo. Foi uma correria.”

O trânsito no bairro também ficou comprometido. O acesso à rua João Lino Braun, por exemplo, ficou em meia pista em virtude da fiação rompida. Ontem de manhã, a caçamba de um caminhão chegou a ficar presa nos cabos e o motorista precisou sair do veículo para soltá-los.

Acompanhe
nossas
redes sociais