Repórter do A Hora é premiado pelo MP/RS

Estado

Repórter do A Hora é premiado pelo MP/RS

Reportagem detalhou Operação Conexion

Repórter do A Hora é premiado pelo MP/RS

A reportagem intitulada “Inquérito cita envolvimento de servidores”, discorrendo sobre a atuação do Cartel do Lixo em contratos e licitações de Lajeado, rendeu ao repórter do A Hora, Rodrigo Martini, uma distinção no 17o Prêmio Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS). A entrega da premiação ocorreu na manhã de ontem, no Palácio do MP, em Porto Alegre.

O evento é promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, Associação do Ministério Público (AMP) e Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), com apoio do Hotel Continental Canela, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Foram 71 trabalhos inscritos nas categorias Rádio, Televisão, Impressa, Mídia Web, Fotografia e Especial.

Rodrigo Martini ficou com a 2ª colocação no estado na categoria Reportagem Impressa. A matéria, publicada no dia 11 de abril deste ano, divulgou em primeira mão o conteúdo do inquérito de 1,8 mil páginas referente à Operação Conexion do MP, que investiga a prática de cartel criminoso entre empresas responsáveis pelos serviços de limpeza urbana em cidades gaúchas.

Na matéria, o jornalista divulgou trechos de gravações interceptadas pelo MP que envolvem dois servidores da prefeitura de Lajeado e um dos empresários suspeitos de comandar o cartel. Os diálogos, considerados “subentendidos” pelos promotores, combinavam uma reunião a ser realizada “na casa de uma pessoa”. A matéria mostrou que tal encontro ocorreu na casa do prefeito, Luís Fernando Schmidt.

Demais premiados

O primeiro lugar na categoria Reportagem Impressa foi conquistado pela série de matérias focando as “Irregularidades na gestão da Santa Casa de Rio Grande e a atuação do MP diante da situação”, de autoria da jornalista Aline Pereira Rodrigues, publicada em cinco edições do Jornal Agora.

Na categoria Reportagem/TV, foi premiada a série de reportagens “Descaso com as águas”, de autoria do jornalista Fábio Almeida e equipe, exibida na RBS TV e na Rede Globo.

Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a reportagem “A longa espera por um lar”, de autoria das jornalistas Maria Eduarda Fortuna e Marcela Panke, da Rádio Gaúcha, narrando a demora do processo de adoção. Em segundo lugar, foi escolhida a reportagem “Núcleo de segurança alimentar do MP combate fraude na produção de leite, queijo e palmito no RS”, de autoria do jornalista Cid Martins.

As vencedoras da categoria Mídia Web foram as jornalistas Adriana Irion e Fernanda da Costa, de Zero Hora, com a reportagem “Vítimas de abrigos”. Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi Félix Zucco, do Jornal Zero Hora, evidenciando a “Operação Ju$$ara”.

O segundo lugar ficou com Carlos Macedo, também da Zero Hora, com as fotos “A corrente que Bernardo uniu”. O Prêmio Especial foi para o fotógrafo Diogo Zanatta, de Zero Hora, com a reportagem “Mexeram no seu queijo.”

Acompanhe
nossas
redes sociais