Rotary lança 20ª coletânea Jovens Poetas

Lajeado

Rotary lança 20ª coletânea Jovens Poetas

Projeto teve participação de mais de 500 estudantes de 33 escolas do município

Rotary lança 20ª coletânea Jovens Poetas

Amanda de Oliveira, 15, não conseguia desfarçar a alegria de participar da coletânea Jovens Poetas. É a primeira vez que um texto dela integra a publicação criada pelo Rotary Club Engenho faz 20 anos. Fã de poesia, participa do projeto desde a 5ª série do Ensino Fundamental. “Sempre gostei de escrever poemas e rimas. Com o projeto, recebi o incentivo para continuar escrevendo”, afirma.

Amanda é uma das autoras dos mais de 270 poemas que integram a edição de 20º aniversário do Jovens Poetas. O projeto busca incentivar a leitura e a escrita por meio da composição de versos. Todos os textos foram escritos por alunos do município. Na primeira edição, foram publicados 30 poesias de 16 escolas. Neste ano, mais de 500 estudantes de 33 instituições de ensino integraram o projeto.

São jovens como Lucas Faleiro, 17, que teve poema publicado pelo segundo ano consecutivo. Para ele, a iniciativa representa uma importante valorização do trabalho realizado pelos alunos e ajuda a despertar o interesse pela poesia. “É uma maneira de expressar os nossos sentimentos com palavras.”

Participando pela primeira vez do projeto, a estudante Marina Feldens Klepker, 15, também diz que a iniciativa instiga a conhecer mais sobre poesia. “Sempre gostei de ler, mas nunca tinha aprofundado nesta forma de literatura.”

Segundo ela, além de incentivar a produção, o projeto também mostra aos estudantes os poemas vencedores das edições anteriores e alguns autores renomados do estilo. Com relação à publicação de seu primeiro poema, Marina se disse surpresa. “Escrevi em um tom mais humorístico, não imaginei que seria escolhido.”

Além dos textos escritos por jovens matriculados até o 3º ano do Ensino Médio, também integram a obra ilustrações de crianças do Ensino Fundamental. Todos os participantes receberam treinamento sobre texto poético e a seleção dos trabalhos priorizou a originalidade e a criatividade.  O prefácio da publicação foi elaborado pelo escritor Rudimar Haustein, por meio de uma parceria com a Academia Literária Vale do Taquari (Alivat).

Acompanhe
nossas
redes sociais