A Brigada Militar e Secretaria de Educação realizaram formatura de 400 jovens pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento ocorreu no sábado de manhã, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker. O programa fortalece a cidadania e orienta sobre os riscos do consumo de drogas.
No decorrer do ano, foram realizados dez encontros com 17 turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. As reuniões ocorreram com orientação do soldado Valdoir Teixeira dos Santos no Centro Municipal de Ensino Leonel de Moura Brizola (Cemef).
As escolas municipais 24 de Maio, Teobaldo Closs, Guilherme Sommer, a particular Ieceg e as estaduais Gomes Freire de Andrade, Tancredo de Almeida Neves e Reynaldo Affonso Augustin reforçaram o compromisso de luta contra entorpecentes.
Antes de participar do Proerd, o aluno Natan Bonifácio Cavaleiro, 13, da escola 24 de Maio, recebeu convite para usar drogas ilícitas. Era a primeira vez que via maconha de perto e recusou por não saber do que se tratava. Em casa, contou para os pais.
A orientação foi de se afastar das pessoas que haviam oferecido. Os riscos do uso foram contados de forma superficial. No programa, aprendeu os efeitos colaterais e os riscos do uso. “Agora tenho certeza de que devo recusar”, diz.
A aproximação com a BM por meio do programa e da Brigada Mirim despertou o desejo de investir na carreira militar. O avô, sub-tenente, serve como inspiração, somado à disciplina e rigor exigidos pela profissão.
Emerson Motta de Freitas, 11, foi premiado em concurso de escrita pelo Proerd. Antes de ingressar no programa, tinha imagem negativa dos militares. O contato inicial nos encontros foi receoso, mas permitiu conhecer a profissão e o real objetivo da BM. “Querem nos ajudar, fazer o bem”, diz.
Entre os benefícios, destaca a diminuição da agressividade e violência. Conversar com o policial possibilitou nova forma de pensar, principalmente de se colocar no lugar do colega. Para Maristela Meireles Teixeira, 10, as aulas foram produtivas e mostraram os riscos do consumo de todo tipo de drogas. O aprendizado foi levado para casa e compartilhado com os pais e amigos.
Compromisso
Em Marques de Souza, 28 alunos das 4ª e 5ª anos da Escola Carlos Gomes também se formaram nesta semana. A solenidade contou com a participação do presidente do Consepro, Edvino Claas, do comandante da Brigada Militar do município, do prefeito Ricardo Kich, além de representantes da Secretaria de Educação e comunidade.