Yoga: educação para a vida

Viver

Yoga: educação para a vida

A prática traz como resultado melhora na qualidade de vida. Além de aumentar o condicionamento físico, traz energia para enfrentar desafios diários

Por

Yoga: educação para a vida

O yoga tem diversas metodologias e é assunto amplo. Como vertente de medicina alternativa, trabalha mente, corpo e emoções. Tem filosofia de vida teórica e prática. O yoga-antigo é aplicado por Cleomar Mossi, de Lajeado, faz mais de 16 anos. Para trabalhar com o método, a formação foi pela Uni-Yoga, primeira Universidade de Yoga do Brasil.

No conceito, aprende-se a trabalhar de forma harmoniosa todos os sistemas do corpo. Cria-se estado de consciência que permite conectar-se consigo. Com isso, passa a enfrentar adversidades do cotidiano de forma lúcida e com tranquilidade emocional. Diminui-se os níveis de estresse, dores na cabeça e no corpo. “A vida fica mais leve, feliz e harmoniosa.”

Atua diretamente na saúde do indivíduo. Contribui para a melhoria da qualidade de vida como um todo. Alguns procuram o yoga como uma forma de aumentar a flexibilidade e condicionamento físico, relata Cleomar. Também querem controlar ansiedade e insônia. “Como resultado, consegue-se mais.”

Quando praticado de forma profunda e verdadeira, com regularidade e disciplina, o yoga dá diversos efeitos positivos. As percepções filosóficas ligadas ao crescimento pessoal se manifestam na rotina como um presente para si e para os que convivem à volta, diz Cleomar. “É uma linda educação e forma de viver a vida.”

Cleomar ensina yoga como modo de viver, não somente uma prática. O estilo de vida inclui: respeitar e honrar cada segundo do dia; respeitar qualquer tipo de ser, começando por si; fazer o melhor a cada momento, de forma consciente, com a maior quantidade de amor possível. Esse amor se traduz em cuidado, no ato de refletir antes de agir e ser criativo nas expressões e escolhas.

A aula prática do Yôga dura normalmente uma hora. Neste tempo, são executadas técnicas como:

• Mantras – Dinamização da energia interna por meio da vibração de sons e ultra-sons.
• Pránáyámas – Exercícios respiratórios. Consistem na reeducação e consciência respiratória.
• Ásanas – Técnicas psicofísicas. Desenvolvem força, resistência, tônus e alongamento muscular, flexibilidade articular e consciência corporal de forma harmoniosa.
• Yôganidrá – Exercícios de descontração e relaxamento profundo consciente.
• Samyama – Meditação e estados mais profundos.

Acompanhe
nossas
redes sociais