O líder emancipacionista e primeiro prefeito receberá homenagem. Em sessão da câmara de vereadores nessa quinta-feira à noite, o vereadores aprovaram projeto de instalação de um busto de Elton Klepker. O ex-prefeito morreu no mês passado. O monumento será colocado no Centro Administrativo. A data oficial de instalação está indefinida.
A indicação do Executivo enaltece as conquistas públicas. O principal destaque mencionado é a emancipação da cidade. A construção do Centro Administrativo na Avenida 1 Leste preserva a cultura alemã com o estilo enxaimel. O prédio localizado entre o bairro Languiru e Canabarro mostra a escolha democrática na instalação da prefeitura.
Durante o primeiro mandato como prefeito, Klepker instalou busto no Centro Administrativo. A homenagem ao lado do Dr. Hércio Pegas enaltecia as conquistas pela cidade. Quando Ricardo Broenstrüp assumiu o Executivo, se deparou com o objeto tombado e danificado. Políticos da época questionavam a legalidade do busto.
A discussão sobre a desapropriação de terras dos agricultores entre o bairro Teutônia e Canabarro pode ter incentivado o vandalismo. Broenstrüp recolheu o material e mandou reformar. A imagem de Klepker ficou por duas administrações no museu, até retornar à família por meio de requerimento.
Despedida
Há três anos, Klepker deixou a administração das empresas e patrimônio. Durante dois anos, permaneceu em casa fazendo uso de medicações para melhorar a saúde. A companheira Íria Buhl ajudava. Entre 9 e 26 de novembro, esteve internado no Hospital Ouro Branco, onde morreu. O enterro ocorreu no Cemitério da Comunidade Martin Luther, no bairro Alesgut. Conforme o filho mais novo, Nestor Klepker, o desejo do pai de ser velado sem gravata foi atendido. “Queria manter a simplicidade.”