Cidades têm mais mortes que nascimentos

Dados do IBGE

Cidades têm mais mortes que nascimentos

Índice negativo é registrado pelo IBGE em 14 municípios da região. No RS são 91

Cidades têm mais mortes que nascimentos
(foto: arquivo A Hora)
CCR-aviso-ponte

Estatísticas do Registro Civil, divulgadas ontem pelo IBGE, mostram que 14 municípios do Vale registraram número de mortes superior ao de nascimentos em 2014. Em todo o estado, o índice ficou negativo em 91 cidades – 20% do total. A condição representa uma queda na população dessas áreas e atinge de forma mais específica regiões interioranas e de predominância agrícola.

Como base ao registro, o IBGE vincula cada nascimento à cidade de moradia da mãe, não ao endereço do hospital onde foi realizado parto. Na contagem dos óbitos, também foi considerado o município de residência da pessoa, e não onde aconteceu a morte.

No Vale do Taquari, a situação mais complicada está em Travesseiro. O número de mortes superou em 15 o de nascimentos. Em seguida, aparecem Forquetinha, Canudos do Vale e Pouso Novo. Em cada uma das cidades, ficou em 13 a diferença (veja relação completa). Coordenador de informações do IBGE no RS, Ademir Koucher associa o índice à redução na taxa de natalidade combinada a fatores como migração de jovens aos centros urbanos.

[bloco 1]

A variação reflete de forma direta no número de habitantes, segundo apontou estimativa populacional publicada em julho pelo IBGE. Na época, os dados mostraram redução no número de habitantes em 12 municípios do Vale do Taquari, com maior diferença em Sério. A população havia decaído em 21 pessoas até a data, em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a 2,2 mil moradores.

A estimativa retrata uma preocupante realidade, na qual determinados municípios enfrentam redução populacional de forma cíclica nos últimos anos. Tal condição ameaça o futuro dessas comunidades e exige medidas diferenciadas do poder público.

Apesar disso, Vale cresce

Embora algumas cidades registrem queda populacional, cresce o número de habitantes no Vale do Taquari. De acordo com a estimativa de julho, o total de pessoas residentes na região aumentou em 1.958 desde o ano passado, chegando a 360,5 mil pessoas.

Reflexo de uma migração das cidades menores para as maiores, Lajeado teve o maior crescimento populacional nesse período. O número de moradores passou de 77,7 mil para 78,4 mil no município.  No país, a população foi de 202,7 milhões para 204,4 milhões – elevação de 1,7 milhão. O número de habitantes no RS cresceu em 40,7 mil, totalizando 11,2 milhões de pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais