Quermesse celebra 20 anos de Vovolândia

Comemoração

Quermesse celebra 20 anos de Vovolândia

Evento arrecada verbas para reforma da cozinha e ampliação do refeitório

Por

Quermesse celebra 20 anos de Vovolândia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O aniversário de 20 anos de atividades da Vovolândia será celebrado com uma quermesse neste domingo, 29, no Centro Comunitário Cristo Rei. Além comemorar a data, o evento também serve para arrecadar recursos para melhorias no prédio.  De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo (CD), Hélio Musskopf, o objetivo é reformar a cozinha e ampliar o refeitório da estrutura que começou a ser construída no fim dos anos 70. Segundo ele, a Vovolândia começou a atender em 1995 depois de quase 20 anos de construção.

“De lá para cá foram poucas melhorias, pois dependemos dos recursos dos hóspedes e nem todos têm condições de pagar o custo total do atendimento”, ressalta. Conforme Musskopf, antes de receber os primeiros internos, foram realizadas festas para arrecadar a verba necessária para compra de mobiliário e instalação de equipamentos.
Com o passar dos anos, houve adaptações para suprir as necessidades dos idosos.

[bloco 1]

Entre os primeiros internos, lembra Musskopf, nenhum apresentava problemas de dependência. “Foram envelhecendo e tendo dificuldade de locomoção. Algumas não conseguem ir ao banheiro ou tomar banho sozinhas.” Se no início das atividades a Vovolândia não tinha nenhuma interno dependente de cadeira de rodas, hoje 40% deles é cadeirante. “Tivemos que administrar para fazer as adaptações necessárias.”

A instituição atende pessoas com mais de 60 anos, tem 63 internos e capacidade para até 75 idosos. Conforme Musskopf, a Vovolândia tem toda a infraestrutura e os profissionais necessários para o atendimento adequado aos idosos durante 24 horas por dia, e foi criada para garantir carinho, conforto e bom atendimento a eles.

Voluntariado diminui

Além das dificuldades financeiras, Musskopf ressalta a redução no número de voluntários dispostos a participar da entidade. Para ele, em anos anteriores o voluntariado era mais atuante em todas as organizações assistenciais.
Segundo o presidente do CD, hoje a instituição é presidida pelo vereador Paulo Roberto Birck, mas existe incerteza sobre quem assumirá os trabalhos no fim do mandato.
Ressalta o auxílio recebido pelas comunidades católica e evangélica do município, que se revezam na diretoria, além de prestar suporte espiritual e religioso. De acordo com Musskopf, interessados em prestar serviços voluntários podem contatar na Vovolândia.

Acompanhe
nossas
redes sociais