Lajeado – União Carneiros x 25 de Julho (17h)
A final da categoria titular inicia em Lajeado. Às 17h deste domingo, ocorre o primeiro confronto entre União Carneiros e 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul. Por ter a melhor campanha, a equipe lajeadense joga pelo empate. Atual campeão, o União Carneiros quebrou um tabu que perdurava há 12 anos. Desde 2003, uma agremiação não chegava duas vezes seguidas à final da categoria titular – último caso foi o Esperança, de Teutônia.
Outras façanhas da equipe do bairro Carneiros são chegar invicta à decisão do Regional e ter a melhor defesa da história – apenas três gols sofridos em 14 jogos. Se levantar a taça, o União será a quinta equipe tricampeã da Aslivata.
25 de Julho retorna à final de uma competição da Aslivata após três anos. Além de conquistar título inédito, a equipe poderá levar a primeira taça para Cruzeiro do Sul – município com 12,3 mil habitantes.
Tabus
* Se for campeão, o União Carneiros entra no seleto grupo de equipes que levantaram a taça de maneira invicta. Também conseguiram a façanha Rui Barbosa (2005) e São Cristóvão (1995).
* O União Carneiros pode terminar o campeonato com a melhor defesa da história do Regional. Delvino Pitol sofreu apenas três gols até o momento.
* Após 12 anos, o União Carneiros repete o feito do Esperança, de Teutônia, que decidiu o Regional em 2002 e 2003.
* 25 de Julho pode levar a primeira taça da Aslivata para Cruzeiro do Sul.
Lajeado – Pinheiros x Aimoré (15h)
A categoria aspirante terá um novo campeão. Aimoré, de Estrela, e Pinheiros, de Taquari, chegam à decisão pela primeira vez. Jogo de ida ocorre às 15h deste domingo, em Lajeado. Aimoré continua invicto. Das 14 partidas disputadas, venceu 13 e empatou uma – aproveitamento de 95%. Tem ainda as melhores defesa (nove gols sofridos), ataque (54 gols marcados) e artilheiro (Gregori Flores, com 21 gols).
Na segunda participação no Regional, o Pinheiros já está entre os finalistas. Até o momento, venceu oito partidas, empatou três e perdeu três – aproveitamento de 64%. Balançou a rede em 35 oportunidades e sofreu 17 gols.
Considerado um time multicampeão em Taquari, o Pinheiros conquistou as últimas taças no Municipal e na Supercopa de 2015. Aimoré tenta acabar com um jejum de 13 anos sem troféus. Último foi do Municipal de Estrela de 2002.
Tabus
*Após oito anos, um time de Lajeado não chega à final da categoria aspirante.
*Os times buscam o primeiro título aspirante. As equipes que conseguiram tal façanha foram: São Cristóvão, Nacional, Rui Barbosa, União Carneiros, União Campestre, Juventude de Vila Arlindo e Floriano.
*Taquari e Estrela também não têm campeões da Aslivata no aspirante. As taças da categoria estão em: Lajeado, Forquetinha, Arroio do Meio, Venâncio Aires e Bom Retiro do Sul.