Show reforça orçamento para construir UTI

Ajuda comunitária

Show reforça orçamento para construir UTI

Parte dos lucros com o espetáculo Solo Sagrado será destinada para o hospital

A implantação de leitos da UTI Adulto recebe novos incentivos. Parte do lucros com a venda de ingressos para o espetáculo Solo Sagrado, do cantor e padre Fábio de Melo, será destinada às obras no Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST). O show será no dia 6 de dezembro, das 19h30min às 21h, no pavilhão do Parque João Batista Marchese.

A atração chega ao município em comemoração ao centenário de Encantado, aos 75 anos da Associação Comercial e Industrial (Aci-E) e aos 70 anos do hospital. A proposta de oferecer uma programação diferenciada à comunidade e auxiliar a instituição de saúde. “Além de prestar essa homenagem, contribuiremos para uma causa tão importante”, enfatiza a secretária-executiva da Aci-E, Bernardete Rissi.

De acordo com ela, a escolha por um show com mote espiritual tem recebido grande aceitação da sociedade. Além da grande procura por ingressos de moradores do Vale, há demanda de outras regiões. Caravanas de Pelotas, Caxias do Sul e Três Coroas contatam com a organização em busca de informações sobre o espetáculo. “A apresentação reflete muito a importância das famílias, da união, justamente o que queremos enfatizar.”

O espaço reservado no parque Marchese tem capacidade para 4,2 mil pessoas. A expectativa da organização é reunir pelo menos 3,5 mil. Em Encantado, os ingressos podem ser adquiridos na Aci-E, Loja Beneduzi e no Centro de Evangelização. A venda também ocorre na Casa dos Óculos, em Lajeado.Parte dos lucros também será destinada para a Pastoral da Saúde, vinculada à Igreja Católica.

Conforme Bernardete, a entidade presta um trabalho fundamental de apoio às famílias. “Além do auxílio financeiro, doação de alimentos, da orientação, ela empresta cadeiras de roda, por exemplo.” O valor dos repasses depende da quantidade de ingressos vendidos.

Demanda antiga

A mobilização em prol da construção dos leitos ocorre há quase duas décadas. O projeto foi concretizado no ano passado, a partir de um termo de cooperação entre o hospital, o corpo clínico e a administração municipal. São 12 mil metros quadrados, em oito pavimentos. O novo prédio é anexo ao hospital.  Iniciadas em julho do ano passado, as obras seguem o cronograma previsto. Conforme projeto, a UTI Adulta contará com dez leitos para pacientes via SUS, convênios e particular.

Nesta primeira etapa, são construídos cinco pavimentos, incluindo o subsolo. Até então, pouco mais de cinco mil metros quadrados estão erguidos, correspondentes ao espaço da UTI Adulta, bloco cirúrgico, centro obstétrico, central de material esterilizado, pronto-socorro, além de serviços administrativos e área para internação.

Saúde regional

O projeto do Santa Terezinha beneficia todas as regiões gaúchas, visto a quantidade de leitos de UTI existentes no RS. No Vale do Taquari, são apenas 30 vagas, sendo dez oferecidas pelo Hospital Estrela e as demais pelo Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado.  Apesar do aumento no número de leitos, pacientes da região não terão prioridade de internação. Isso porque a regulação do encaminhamento de pacientes ocorre pela Secretaria Estadual de Saúde.  A central recebe a solicitação de uma vaga de UTI a partir do médico assistente. A equipe classifica o risco pelas informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico. A partir disso, há a procura na rede do SUS pelo serviço. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado.

Acompanhe
nossas
redes sociais