Credenciamento do Unianálise é suspenso

Unianálise

Credenciamento do Unianálise é suspenso

Laboratório foi reprovado durante auditoria realizada em setembro pelo Mapa

oktober-2024

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu parcialmente os serviços do Unianálise no dia 11, conforme publicação do Diário Oficial da União. A decisão vale para todos os ensaios em amostras nas áreas de microbiologia em alimentos e físico-químico de produtos de origem animal. Não há previsão para retomar os credenciamentos necessários. A decisão decorre de uma auditoria realizada pela equipe de fiscalização do Mapa em setembro. Nessa visita, foram verificadas algumas inconformidades no ambiente do laboratório, que divergem das normas e portarias exigidas pelo ministério.

Entre as falhas apontadas, informa Eloni José Salvi, diretor administrativo do Tecnovates, estava a disposição dos móveis dentro da estrutura, pequenos focos de contaminação no local das análises e divergências entre o serviço prestado e itens cobrados nas portarias. “Eles foram mais rigorosos do que em anos anteriores”, comenta.

Salvi garante que todas as inconformidades foram corrigidas dentro dos 30 dias impostos pelo Mapa. No entanto, a equipe de fiscalização não retornou para verificar as atuais condições dos laboratórios. “Encaminhamos tudo até o fim de outubro. Eles poderiam dar o aval, solicitar outras melhorias ou não aceitar nossas correções. Mas não fizeram nenhuma das três opções.”

Segundo ele, os fiscais do Mapa optaram por suspender preventivamente as amostras ligadas ao Sistema de Inspeção Federal (SIF), vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). O diretor lamenta a demora. Cita que pelo menos 30% dos serviços realizados pelo laboratório estão temporariamente suspensos. “Não sabemos quando eles virão. Sei que enfrentam problemas de pouco recursos humanos, então estamos dependendo do tempo deles. E embora não concordamos com todos os apontamentos, tudo foi adequado ao que nos foi pedido.”

[bloco 1]

“Passamos  em outros testes”

Salvi prefere não criticar a ação dos fiscais do Mapa, mas reitera que o laboratório passou por quatro auditorias em 2014. “Passamos em todas.” Hoje, o espaço tem um Sistema de Gestão da Qualidade atendendo aos requisitos de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  O diretor lembra que todos os laboratórios credenciados passam por fiscalizações constantes. Em setembro, foram 24 situações de inconformidade verificadas no Unianálise. Ele garante que nenhuma delas prejudicou resultados de análises. “Realizamos 1,5 mil tipos de ensaios. São mais de 500 mil por ano”, observa.  Hoje, o laboratório atende os três estados da Região Sul, e conta com 105 funcionários diretos. O espaço é responsável por 8% do faturamento total da Univates.

Credenciado em 2007

O credenciamento junto ao Mapa foi publicado pelo Diário Oficial da União em 21 de março de 2007, com assinatura do então secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Gabriel Alves Maciel. O processo iniciou em 2004, quando começaram as adequações dos laboratórios de ensaio e calibração. Em 2006, o laboratório já havia passado por auditoria conjunta dos ministérios da Saúde e Agricultura, sendo assim credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para realizar ensaios em águas e alimentos. O controle oficial é necessário para a liberação de lotes de produção de alimentos para comercialização no mercado interno, importação e exportação.

Acompanhe
nossas
redes sociais