Univates estimula prática de exercícios

Univates e bicicletas

Univates estimula prática de exercícios

Evento deste domingo busca conscientizar sobre uso de transportes sustentáveis

CCR-aviso-ponte

Uma tarde sem carro, voltada à prática de exercícios físicos e atividades de lazer. Com esse propósito, o Setor de Marketing e Comunicação da Univates, de Lajeado, promove neste domingo a terceira edição do Dia Sem Carro. O evento prevê o bloqueio do trânsito de veículo da av. Avelino Tallini, via central ao câmpus, a partir das 15h.

De acordo com a organizadora, Luana Germano, o evento busca conscientizar a sociedade sobre a importância de adotar medidas sustentáveis para o transporte. Por isso, os participantes terão à disposição bicicletas do programa Bicivates, o qual fornece de forma gratuita tais veículos para deslocamento dentro do câmpus ao longo do ano. Mais de mil pessoas são esperadas para o evento, mesmo número de participantes da última edição.

Segundo Luana, as atividades começam a partir do fechamento da Tallini e devem ser encerradas por volta das 20h, quando a via será reaberta ao trânsito. O evento prevê uma série de ações. Entre elas, passeio ciclístico guiado com a equipe do Valeciclismo, distribuição de água quente e erva-mate da ervateira Ximango, presença dos food trucks Expresso Gourmet, Taste Food Truck, Sushi Nakombê, Paletas Del Mexico e feira de natal da Associação de Artesãos de Lajeado. Também são oferecidas oficinas de biscoitos natalinos, com presença do curso de Gastronomia da Univates.

Esta terceira edição traz ainda oficina de terrários, na qual uma equipe do curso de Ciências Biológicas mostra como cultivar plantas em recipientes fechados, simulando o ambiente natural. Os terrários feitos no dia serão utilizados na decoração natalina da Univates. Interessados em ficar com o material devem levar um recipiente de vidro. O curso de Pedagogia também oferece diversas atividades para o público infantil. Previstas oficinas de produção de brinquedos antigos, como três marias, pé de lata, pipa, bolinhas de sabão, telefone sem fio, entre outros. Monitores mediam ainda brincadeiras como sapata, amarelinha e bambolê.Como atração musical, será montado o palco Amigos da Rádio Univates, no qual ocorre show com a banda de rock Franchicos. A apresentação deve iniciar às 17h.

Durante a programação, ficará disponível ponto de entrega voluntária de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas, sendo permitida a entrega de, no máximo, cinco unidades de lâmpada por pessoa. Em caso de chuva, o evento será cancelado. Toda comunidade pode participar.

[bloco 1]

Cidade sustentável

Lajeado tem uma das maiores frotas do estado, em proporção ao número de habitantes. São mais de 57 mil veículos, sendo 34 mil apenas automóveis. A cada ano, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cresce em mil o número. A situação preocupa líderes municipais, que têm promovido seguidos debates para tratar do tema. A grande quantidade de veículos se torna mais perceptível ao fim do dia, quando centenas de condutores, muitos de outras cidades, terminam o expediente de trabalho e seguem às ruas.

Os poucos ciclistas em meio a automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas, acabam sendo afugentados. Em especial, por faltarem locais adequados ao deslocamento. Um exemplo da falta de planejamento em mobilidade foi a instalação de 21 quilômetros de ciclofaixa. Em diversos pontos da cidade há problemas. Na av. Décio Martins Costa, área alagável, o piso tem irregularidades e está danificado. Em outros pontos, pode-se ver o acúmulo de lixo, pedras e areia. Em toda a extensão, o investimento do governo de Lajeado ultrapassou R$ 950 mil.

Acompanhe
nossas
redes sociais