Temporal interrompe abastecimento de luz

Prejuízos do temporal

Temporal interrompe abastecimento de luz

Durante a noite de quinta-feira, granizo, chuva e vento causaram prejuízos na região

A mudança do tempo no fim da tarde de quinta-feira gerou transtornos no estado. A força do vento destelhou casas, derrubou árvores e o granizo danificou plantações na região. A Defesa Civil estadual contabiliza 11 municípios afetados pelo temporal. Em Cruz Alta, uma pessoa morreu ao receber descarga elétrica.Em Colinas, uma árvore foi arrancada e caiu sobre fios de alta tensão, quebrando oito postes de concreto com 12 metros de comprimento cada. A estrada que liga à cidade pela BR-386 ficou interditada.

No total, são 20 postes e um transformador caídos. Um chiqueiro desativado foi destruído e uma residência destelhada.Pela manhã, a distribuidora de energia AES Sul enviou equipes para solucionar o problema que também afeta Imigrante. Conforme o secretário de Obras do município, oito caminhões e 30 funcionários trabalham na reestruturação da rede elétrica. Colinas é o lugar com mais problemas no fornecimento.Lothar Rückert, 76, estava no mercado quando o vento derrubou a cerejeira em frente à casa. A árvore caiu sobre a calçada e os galhos invadiram a estrada. Aos fundos da propriedade, o cipreste estava caído. O receio é com o coqueiro a poucos metros da casa. A árvore tem altura superior à residência. “A sorte que não tinha ninguém na rua quando caíram”, diz.

A Certel Energia contabiliza 28 mil associados afetados. Os 120 profissionais iniciaram o trabalho de reestabelecimento de energia durante a noite. Na sexta-feira de manhã, restavam 300 clientes. Os principais problemas foram registrados na ruptura de cabos. A associação conta com 60 mil associados, distribuídos em 48 municipios. No Vale do Taquari, Westfália, Poço das Antas e Paverama tiveram mais problemas na rede.A Certaja atende 25,5 mil pessoas em 19 municípios do estado. A reportagem tentou contato com os responsáveis pela distribuição de energia no Vale, mas todos estavam em reunião. A assessoria de imprensa da AES Sul atendeu as ligações, mas não confirmou o número de clientes sem energia.

Vento destelha casas

Em Teutônia, 20 casas no residencial Morada do Sol, no bairro Canabarro, foram destelhadas. A Defesa Civil distribuiu lonas e auxilia na remoção de árvores. As casas foram financiadas pela Caixa Econômica Federal, com apoio do município. Secretário de Assistência Social Edosn Bonet orienta os moradores a reunir documentos para acionar o seguro junto à instituição financeira. Até a terça-feira, o local deve permanecer apenas com as lonas para avaliação do engenheiro da Caixa. Os bombeiros voluntários removeram árvores de dois carros no bairro Canabarro. No Alesgut, uma rua foi isolada devido a fios energizados caídos sobre a via. Na Via Láctea e Rota do Sol, também houve queda de árvores.

Acompanhe
nossas
redes sociais