Governo programa concurso para a Saúde

Concurso público

Governo programa concurso para a Saúde

Secretaria aguarda novo regime de contratações para trocar profissionais do Icos

CCR-aviso-ponte

As recorrentes variações no quadro de profissionais destinados pelo Instituto Continental de Saúde (Icos) para o atendimento na Secretaria da Saúde motivam plano da administração municipal. O governo pretende substituir trabalhadores terceirizados por concursados a partir da realização de concurso público. Contudo, o avanço da proposta depende de mudanças no regime de contratações do Executivo.

De acordo com o secretário da Saúde, Glademir Schwingel, não há nenhuma definição sobre a questão. Mas revela preferência do governo por profissionais concursados. “Se justifica mais, pois o servidor Icos é instável. Há muita mudança, pessoas seguindo para outras cidades. É complicado na medida que investi­mos no aperfeiçoamento e na qualificação pessoal.

Schwingel aponta que desde a contratação do Icos para fornecer mão de obra, ainda em 2012, uma comissão se reúne de forma mensal para avaliar a produção do mês anterior. A partir disso, projeta ações para fazer cumprir o contrato com o instituto. “Quase todos profissionais, como médicos, são via Icos. Só não saiu concurso de maior monta ainda porque a prefeitura está trabalhando em cima do novo regime.”

[bloco 1]

A partir da conclusão das mudanças, programa Schwingel, a Secretaria da Saúde reforçará o debate sobre o fim da relação com o instituto e estudar de fato concurso público. O novo regime, porém, não tem prazo definido. Foge da minha alçada, destaca o secretário.

O instituto tem contratos desde 2012 com o município. Desde então, já recebeu mais de R$ 31,2 milhões pelos serviços nos postos de saúde, em centros de atendimento psicossocial e em outros setores das secretarias de Saúde e Trabalho, Habitação e Assistência Social. Cerca de 120 profissionais atendem em 15 diferentes funções.

Acompanhe
nossas
redes sociais