Estrela FC completa 84 anos com pouco a comemorar

84 anos do Estrela FC

Estrela FC completa 84 anos com pouco a comemorar

Outrora participante da elite do futebol gaúcho, a agremiação estrelense está sem disputar competições desde 2013. Diretoria organiza projeto para retornar ao profissional, mas esbarra na falta de patrimônio e condições financeiras.

Vale do Taquari – Capitão do Estrela Futebol Clube nas décadas de 60 e 70, Adroaldo Eckert, o Renegado, relembra o tempo em que mais de sete mil pessoas lotavam o Estádio Aloysio Valentin Schwertner. “Internacional e Grêmio passaram por aqui. Eu joguei contra o Falcão e o Figueroa.” As lembranças são compartilhadas pelo presidente da época, Adelmo Friedrich. Com 86 anos, ainda comemora o gol de Palito, marcado em 1975 contra o Encantado, que deu ao time o acesso inédito à elite do futebol gaúcho. Três décadas se passaram e a força do Estrela FC se perdeu. Hoje a equipe não disputa mais competições profissionais. Tem apenas a categoria de base. São cerca de cem crianças de 5 a 15 anos que treinam em cinco núcleos distribuídos pelo município. Conforme o atual presidente,Gustavo Gewehr, há o interesse de retomar o futebol profissional. Entretanto o clube não tem estrutura para sediar as partidas. “Infelizmente não temos patrimônio nenhum.”

Estádio interditado

No passado, o estádio foi palco de partidas memoráveis. Hoje, a grama alta do campo serve de alimento para cavalos e evidencia o desuso de quase dois anos
para a prática do futebol. Parte da sede é ocupada por famílias carentes. O estádio é de responsabilidade da administração municipal. Conforme o secretário da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), Júlio Saldanha, o local foi interditado em 2013 devido à falta de segurança. “Não era mais possível disputar partidas no local.” O alto investimento e o desinteresse da iniciativa privada são apontados por Saldanha como empecilhos para uma possível reforma. Ele calcula que seriam necessários cerca de R$ 200 mil para o local voltar a sediar jogos.

Acompanhe
nossas
redes sociais