Estado prioriza pavimentação na ERS-482

Acesso asfáltico

Estado prioriza pavimentação na ERS-482

Renovação de contrato, na semana passada, viabiliza retomada das obras a Capitão

Motivo de angústia e inquietação há mais de 17 anos, em virtude de paralisações e promessas frustradas, o governo do RS promete continuar as obras de pavimentação da ERS-482. O contrato firmado com a empreiteira Beter, de São Paulo, em 1998, foi renovado no dia 9 e prevê recursos para a execução de 30% dos trabalhos até o fim de março. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), esteve reunido com o governador José Ivo Sartori na segunda-feira para solicitar agilidade ao projeto. A resposta chegou ao parlamentar no dia seguinte. Secretário de Transportes, Pedro Westphalen, garantiu a retomada das obras para os próximos dias.

Como a vencedora da licitação está em recuperação judicial, articuladores políticos conseguiram achar uma brecha no contrato para a Construtora Giovanella assumir a pavimentação. A empresa de Lajeado foi autorizada ainda no ano passado a realizar as obras no lugar da Beter, contudo, trabalhou sem receber e deixou o local.Vice-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer se reuniu nessa quinta feira com o proprietário da construtora, Nilson Giovanella, e com o superintendente regional do Daer, engenheiro Luciano Faustino. De acordo com Scherer, questões imprescindíveis para a retomada das obras estão resolvidas.

Entre elas, o projeto para duplicação de uma galeria no trecho. O documento, bem como a liberação para o serviço, está nas mãos da Giovanella. Além disso, houve mudança no tipo de pavimento contratado em 1998. Devem ser colocados cinco centímetros do chamado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Conforme Scherer, a construRenovação de contrato, na semana passada, viabiliza retomada das obras a Capitão Estado prioriza pavimentação na ERS-482tora também recebeu do Estado parte do saldo em aberto relativo ao serviço prestado neste ano. A quantia seria proveniente das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). De acordo com o vice-prefeito, o dinheiro para os 30% compactuados nesta semana está garantido. O restante será arquitetado no decorrer das obras.

[bloco 2]

[bloco 1]

Otimismo versus desconfiança

Scherer enfatiza que líderes políticos, inclusive de Capitão, estão engajados e acompanhando todos os detalhes para que o asfalto vire, de fato, realidade. “Estou muito otimista. Ambos atores, tanto a empreiteira como o Estado, garantem essa pavimentação”, enfatiza o vice-prefeito. Por outro lado, a comunidade tem receio de comemorar o anúncio em função das seguidas promessas descumpridas ao longo destes 17 anos.

Em agosto do ano passado, por exemplo, o então secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, prometeu a conclusão de 30% do trecho. São os mesmos pactuados neste mês A ligação asfáltica entre Arroio do Meio e Capitão, em trecho de 16,5 quilômetros da ERS-482, chegou a ser iniciada em 1998. Na época, todo o terreno foi preparado, feita a drenagem e colocada camada base ao pavimento. No entanto, as máquinas deixaram o local e, desde então, a obra motiva seguidos debates.

Acompanhe
nossas
redes sociais