Projeto estimula arrecadação de alimentos

Você

Projeto estimula arrecadação de alimentos

Ações em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, nesta sexta-feira, duram todo mês

Projeto estimula arrecadação de alimentos
Vale do Taquari

Vale do Taquari – Doações de alimentos para a Campanha Prato Cheio podem ser feitas neste mês. Em Lajeado, pontos de coleta estão espalhados nas unidades do Sesc, Senac, Sindilojas, além da Unimed e do Colégio Alberto Torres. A prato cheio é uma campanha de arrecadação do Sesc que ocorre duas vezes ao ano.

A região já tinha recebido uma atividade alusiva à data no dia 4, durante o Arte na Praça de Lajeado. Durante a ação, foram oferecidas avaliações nutricionais e serviços de orientação alimentar e mostra de alimentos saudáveis. Eles foram desenvolvidas por representantes da rede Mesa Brasil, atuante no combate ao desperdício de alimentos.

[bloco 1]

Segundo a nutricionista da regional do Mesa Brasil, Juliette Carvalho, a campanha deve complementar as ações desenvolvidas pela organização e mobilizar doadores e entidades beneficiadas. Em função do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, elas foram convidadas pela representante a desenvolver oficinas culinárias com as experiências internas.

A unidade local do Mesa Brasil existe desde 2009. Ela abrange os vales do Taquari e Rio Pardo e conta com 86 doadores sistemáticos. Por mês, uma média de 15 mil quilos são arrecadados e abastecem 105 instituições. A abrangência beneficia cerca de oito mil pessoas.

Contra o desperdício

Dados do site nacional da entidade indicam a distribuição de 30,1 mil toneladas de alimentos entre janeiro e agosto deste ano. Ao todo, mais de 3,1 mil empresas são doadoras recorrentes da organização. Com o material arrecadado, 6,2 mil entidades são beneficiadas em 534 cidades brasileiras.

Além de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, higiene, roupas, brinquedos e serviços podem ser doados por empresas e associações de produtores. Para empresas, há isenção de ICMS quando são feitas doação dos itens aceitos pelo programa.

Auxílio aos flagelados

Em julho, foi desenvolvida uma edição da campanha em benefício aos afetados pela enchente. Na época 23,3 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas. Elas também receberam 7,1 mil peças de roupas, 304 pares de sapatos, 21 colchões, além de itens de higiene, travesseiros, toalhas, cobertores, livros e brinquedos.

Acompanhe
nossas
redes sociais