Temporal causa estragos, alaga casas e estradas

Você

Temporal causa estragos, alaga casas e estradas

Chuva forte que atinge a região desde terça-feira espalha prejuízos pela região

Temporal causa estragos, alaga casas e estradas
Vale do Taquari

Vale do Taquari – A enchente se repete após três semanas. Moradores de áreas ribeirinhas de Lajeado começaram a ser retirados de casa às 19h de ontem, quando o nível do Rio Taquari marcava 18 metros. Até o meio-dia de hoje, a marca pode chegar a 24 metros, 11 acima do normal, segundo prevê a Defesa Civil (DC).

Em Lajeado, os ginásios dos bairros São Cristóvão e do Montanha devem receber cerca de cem famílias, a maioria do bairro centro. Em Estrela, famílias dos bairros Oriental e Marmitt são encaminhadas ao ginásio do Martin Luther.

A previsão de mais chuvas até segunda-feira reforça o alerta para novos transtornos na região. O Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH), da Univates, registrou acumulado de 200 mm entre terça-feira e ontem à tarde.

A frente fria que causou granizo na madrugada de ontem mantém o risco de temporais durante o fim de semana, com precipitação de mais 150 mm. Se os prognósticos se confirmarem, o acumulado do mês se aproximará de 400 mm, mais do que o dobro da média histórica, de 160 mm.

De acordo com a Met Sul Meteorologia, pode chover nos próximos dez dias. São claros os efeitos do El Niño, disse o meteorologista Eugênio Hackbart. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) informa alerta sobre o risco deslizamentos. As pessoas que residem próximas a arroios ou encostas de morro devem ficar atentas.

Granizo destrói telhas

O granizo assustou moradores de Mato Leitão, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Estrela, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Cruzeiro do Sul, Encantado e Lajeado. Os maiores estragos aconteceram em Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão.

Ainda restam pedaços de telhas no pátio da família Caetano, resultado de um vendaval que atingiu a comunidade faz um mês. Dessa vez, a chuva de granizo danificou o telhado de cerca de 40 casas, segundo a DC. “Foi um susto que durou quase dez minutos”, afirma o aposentado Otílio Caetano, 62.

De acordo com outra moradora da localidade, Joseli de Menezes Federich, 28, o prejuízo causado pelo granizo chega a R$ 4 mil. Mais dez minutos de granizo teriam destruído todo o telhado, diz. Lonas cedidas pela DC foram improvisadas para impedir a inundação. Nas proximidades, uma árvore caiu sobre uma das vias que liga a localidade a Venâncio Aires. Em Sampaio, a estrada geral ficou interrompida durante o dia.

A DC calcula os prejuízos. O secretário de obras, Adriano Fagundes, salienta que as estradas também foram muito danificadas, bueiros foram entupidos, muito material foi levado embora das estradas. As pontes na rua Pedro Albino Giehl, sobre o Arroio Grande, e a localizada na RSC 453, que dá acesso ao Frigorífico 3K, estão interrompidas. Propriedades rurais também foram atingidas, causando prejuízos e danos às plantações.

Vias interrompidas

A família de Ariani Leipnitz ficou ilhada ontem de manhã, na localidade de Linha Tigrinho, em Marques de Souza. A água do Arroio Tigrinho, localizado aos fundos da casa, chegou ao pátio e interrompeu a estrada. “Sempre acontece quando chove forte”, lamenta.

Nos últimos anos, segundo ela, o arroio transborda mais rapidamente. Para Ariani, o fato se deve a obras de moradores ao longo das margens. Ela teme que a água invada a casa se a chuva persistir.

Em Imigrante, o Arroio da Seca saiu do leito, interrompeu diversas estradas vicinais. Entre elas, da localidade de Daltro Filho, o que deixou alunos da escola ilhados durante uma hora.

A rodovia de Colinas também foi interrompida. Em Estrela, o Arroio Boa Vista transbordou e interrompeu a passagem da ponte de São José, entre a rua Nicolau Hoss, via que liga Novo Paraíso a São José.

Houve queda de árvore e barreira na BR-386, em Pouso Novo. A faixa do sentido capital-interior ficou bloqueada. Em Lajeado, uma casa foi interditada pela DC após o deslizamento de terras no bairro Conservas, às margens da avenida Beira Rio, próximo ao acesso à Escola Estadual São João Bosco.

PREVISÃO

Temporais podem ocorrer entre hoje e domingo, prevê o CIH, com temperaturas entre 12ºC e 18ºC.

Na segunda-feira, o dia ainda apresenta muitas nuvens e condições para chuva a qualquer momento. Mesmo assim, ocasionais intervalos de melhoria não podem ser descartados.

Na terça-feira, o tempo deve apresentar uma melhora e o sol volta a aparecer por maiores períodos na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais