Semáforos apagados tumultuam trânsito

Você

Semáforos apagados tumultuam trânsito

Aparelhos no entroncamento da Pasqualini com Benjamin devem ser arrumados hoje

Semáforos apagados tumultuam trânsito
Lajeado

Lajeado – As sinaleiras na junção das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Benjamin Constant estão inoperantes há quase uma semana. A falta de ordenamento do fluxo de veículos, somada às recentes mudanças na sinalização do trecho, causam desordem no trânsito. O município relata dificuldades para resolver os problemas em virtude do mau tempo, e pede compreensão.

Para separar o fluxo de veículos de ambas avenidas e assim evitar colisões, o Departamento de Trânsito posicionou cones em meio à pista. Contudo, a medida afunilou o tráfego oriundo do bairro Florestal pela Benjamin Constant: as três faixas da via acabam reduzidas a uma.

Em virtude disso, há congestionamento e tranqueira nos horários de maior movimento. Houve prejuízo também aos motoristas que utilizam a rua Tiradentes, em especial àqueles que pretendem cruzar a Benjamin Constant em direção ao bairro Moinhos.

Os semáforos estragaram na sexta-feira de manhã, informa o coordenador do departamento, Euclides Rodrigues. Um raio queimou uma das peças principais do aparelho por volta das 6h30min. Tal conjunto eletrônico esteve disponível para troca apenas ontem.

“Mas não podemos arrumar enquanto estiver chovendo, pois são circuitos elétricos que não podem molhar.” O coordenador espera normalizar a situação durante hoje. “Enquanto a sinalização estiver improvisada, os motoristas precisam manter a cautela nesse trecho para evitar acidentes.”

O governo também depende do tempo bom para finalizar as modificações no trânsito. Faltam concluir a sinalização de pista, instalação de placas e de novos semáforos. “Nos próximos dias divulgaremos um mapa orientando a sociedade de como ficará esse local após as mudanças.”

Entre as novidades, adianta Rodrigues, os motoristas que estiverem na rua Tiradentes poderão acessar a Pasqualini por meio da Benjamin. Tachões já foram colocados no trecho. A partir disso, observa o coordenador, quem estiver na Tiradentes também terá maior facilidade para atravessar a Benjamin, pois, ao invés de três pistas para cruzar, restarão duas.

Novas sinaleiras neste mês

Na próxima quarta-feira, será conhecida a empresa licitada para modernizar e padronizar o atual sistema de semáforos do município. O governo estima investir cerca de R$ 845 mil no novo modelo. Rodrigues prevê que, se não houver nenhum recurso, as mudanças começam ainda neste mês.

O projeto do Departamento de Trânsito visa trocar as sinaleiras mais antigas, aquelas com lâmpadas incandescentes, por modelos de LED. Além de mais modernos, os aparelhos gastam quase dez vezes menos energia elétrica e apresentam menos problemas.

A proposta inclui a montagem de uma central para acompanhar os semáforos, a ser implantada na sede do departamento. A partir dela, será possível interferir nos horários dos equipamentos, bem como perceber de imediato qualquer defeito.

Otimização do fluxo

O plano da administração municipal é tornar as avenidas Benjamin e Pasqualini vias de trânsito rápido, para agilizar o acesso e saída da área central. Por isso, reforça o coordenador Rodrigues, foram retirados os canteiros centrais e são realizadas as demais alterações. “Precisamos de três semanas de tempo seco para concluir esse projeto”, observa.

Entre as mudanças, está a pintura das faixas para pedestres. O município aposta nas chamadas termoplásticas, que, segundo Rodrigues, são mais resistentes. Para conscientizar motoristas da importância de respeitar tal sinalização, o departamento montará uma ação específica quando as obras estiverem concluídas. Fiscais de trânsito ficarão posicionados nesses locais.

Acompanhe
nossas
redes sociais