Caminho para faculdade passa pelo Enem

Você

Caminho para faculdade passa pelo Enem

Faltando menos de um mês para as provas, estudantes intensificam preparação

Vale do Taquari

Vale do Taquari – As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas a partir do dia 24 de outubro. Para conseguir uma vaga nos cursos mais concorridos, estudantes da região intensificam os estudos. A prova cresce em importância por ser usada como critério de seleção de diversas universidades públicas e privadas.

Crédito: Anderson LopesPré-requisito em programas como o SiSu, Prouni e Fies, o Enem 2015 terá participação de mais de sete milhões de pessoas em todo o país. Moradora de Lajeado, Maria Paula Alves Corrêa, 18, prestará o teste pela terceira vez. A intenção é ingressar no curso de Medicina de alguma universidade federal.

A rotina de preparação inclui mais de dez horas de estudos por dia. Durante a semana, frequenta aulas de um curso preparatório por oito horas nos períodos da manhã e tarde. À noite, continua estudando por mais três ou quatro horas em casa.

Para ela, a principal dificuldade do Enem é a extensão da prova e o pouco tempo disponível para a conclusão, o que exige treino específico.

Moradora de Teutônia, Melissa Hartmann, 17, também pretende ingressar em Medicina e se preocupa com o período disponível para responder as questões.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Melissa cumpre mais de oito horas de estudos por dia incluindo aulas de cursinho preparatório especificamente voltado ao Exame.

Natural de Encantado, Marina Gianisella, 19, direciona de oito a dez horas diárias para revisar temas específicos e intensificar conteúdos aos tem mais dificuldade. Também ampliou o número de redações elaboradas semanalmente.

Relata que a preparação para o Enem é diferente em relação aos demais vestibulares. “A prova não é tão específica e objetiva e dá bastante ênfase à interdisciplinaridade”, relata. Apesar o tempo dedicado ao estudo, não abre mão de momentos de descanso e de frequentar a academia.

“Quando estou me exercitando consigo me desligar um pouco da tensão. Tento me distrair com coisas que gosto, como ler, assistir documentários e filmes”, afirma. Marina também ressalta o apoio da família e do namorado, que ajudam a superar a rotina estressante de estudos.

Prova ganha em importância

O estrelense Lucas Zanatta Berticelli, 18, realiza o exame pela terceira vez consecutiva. Como trabalha de dia, frequenta aulas de cursinho de noite com intenção de alcançar uma vaga no curso de Ciências Econômicas da Ufrgs.

“Esse ano estou estudando mais do que nunca, pois a prova está mais importante”, afirma. Ressalta conhecer pessoas que conseguiram ingressar em universidades federais só com a nota do Enem no ano passado.

Gerente de uma empresa que oferece cursos preparatórios em Lajeado, Willian Lawisch confirma aumento na importância do Enem ao longo dos anos. “Hoje, das federais, apenas a Ufrgs não oferece 100% das vagas por meio do exame”, destaca.

Para ele, os dias do exame são os mais desgastantes do ano dos alunos, pois o acúmulo de conteúdos estudados precisa ser aplicado em uma prova difícil, longa e com pouco tempo de execução.

Ansiedade

Conforme Lawisch, um serviço de psicóloga é oferecido pelo curso para que os alunos aprendam a lidar com a pressão no dia da prova. Professor preparatório faz oito anos, Maurício Borsa orienta os alunos a não fazerem loucuras nas últimas semanas antecedentes ao Enem.

“O melhor é evitar a ansiedade, para não entrar em contato com um volume de informações muito grande em pouco tempo”, alerta. Borsa ressalta o caráter interpretativo do Enem, diferente dos outros vestibulares em que os conteúdos podem ser decorados.

Por isso, reforça a necessidade de descanso. “Também é importante estudar as provas aplicadas nos anos anteriores para entender a metodologia do Exame”, recomenda.

Moradora de Lajeado, Sofia Bohn, 18, garante não ter problemas com a ansiedade nos dias de prova. Para isso, evita estudar nos dias do Exame e costuma dedicar o dia anterior para fazer coisas que gosta, como assistir filmes, ouvir músicas e desenhar.

Durante o Enem procura beber bastante água e levar um lanche para não ficar de estômago vazio. Mas, acima de tudo, tenta pensar que o Exame, apesar de importante, é apenas uma prova.

Data das provas

24 de outubro (sábado)
– Ciências Humanas e suas Tecnologias; e
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para entrega: 4h30

25 de outubro de 2015 (domingo)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

– Redação

– Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a entrega: 5h30

Acompanhe
nossas
redes sociais