Sistema S fechará escolas se perder verba

Você

Sistema S fechará escolas se perder verba

Governo federal quer transferir 30% da receita do Sesi e Senai à Previdência

Vale do Taquari
oktober-2024

Vale do Taquari – Alunos e funcionários do Sesi e Senai se manifestam contra a proposta do governo federal de transferir até 30% da receita para a Previdência Social. Voltado para a qualificação profissional, o sistema S está presente em cerca de 2,7 mil municípios do país.

Leonardo HeislerNessa sexta-feira, centenas de alunos do Senai Lajeado empunharam cartazes em frente à escola profissionalizante, na av. Alberto Pasqualini. Alunos do Sesi protestam nesta segunda-feira, a partir das 19h, e na terça-feira, às 10h.

A mobilização se estende às redes sociais. Alunos e familiares divulgam a petição pública Salvem o Sistema S, para sensibilizar o Congresso a revogar a proposta. A assinatura digital pode ser feita por meio do www.peticaopublica.com.br

Se aprovada, acarretará na perda de R$ 6 bilhões anuais ao sistema. A medida faz parte do pacote fiscal, anunciado na tentativa de cobrir o déficit no orçamento de 2016.

Além desse prejuízo, estima-se a diminuição da arrecadação em cerca de 20% para 2016, segundo projeção da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o gerente de operações do Senai Lajeado, Leandro Menezes, o corte acarretará em fechamento de 33 escolas no RS, redução de 50 mil matrículas e de quase a metade das ofertas de cursos. “Se não pudermos pagar professores, até quem já está matriculado pode perder a vaga”, afirma Menezes. A escola tem quatro mil alunos matriculados. “O governo quer acabar com o que está dando certo faz 60 anos.”

O sistema S é financiado por um imposto sobre a indústria. Empresários que dependem da mão de obra técnica também se dizem contrários à mudança. O protesto tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Em meio à cobrança da indústria por mão de obra qualificada, o Senai RS ampliou suas ações de educação profissional e atingiu, em 2014, 200 mil matrículas e mais de 214 mil horas em serviços de tecnologia e inovação para quase sete mil empresas. O Sesi RS teve mais de 400 mil matrículas em Educação Básica Continuada.

Sistema S no país em 2014
• 2,2 milhões de matrículas em educação

• 1,7 milhão de matrículas em cursos de educação continuada

• 1,4 milhão de participantes de ações educativas

• 3,2 milhões de pessoas beneficiadas com Programas em Saúde e Segurança no Trabalho e Serviços em SST

• 3,4 milhões de pessoas beneficiadas por contratos de Lazer Ativo – Esporte e Ginástica na Empresa

• 1,3 milhão de pessoas atendidas pela Campanha Sesi de Vacinação contra a gripe, hepatite B, febre amarela, antitetânica e tríplice viral

• 3,6 milhões de participantes e espectadores em eventos culturais

• 2,1 milhões de atendimentos prestados em ações comunitárias.

Acompanhe
nossas
redes sociais