Feira invoca a sociedade a planejar

Você

Feira invoca a sociedade a planejar

Cidades Criativas debate, hoje à tarde, paradoxos do desenvolvimento urbano

Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Vale do Taquari – A sétima edição da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil) começou ontem. Requintada e inovadora, apresenta ao público os mais diferentes produtos e serviços por meio de 250 expositores. O evento supera o campo das negociações e tenta despertar na sociedade o interesse pelo planejamento urbano, assunto a ser debatido pelo Cidades Criativas a partir das 15h de hoje, no pavilhão 4 do Parque do Imigrante, em Lajeado.

Crédito: Anderson LopesA largada aos seis dias da Construmóbil 2015 ocorreu às 18h, a partir de discurso do presidente da comissão organizadora da feira, o empresário Clécio Vargas. A cerimônia teve a participação de líderes comunitários, políticos e do segmento imobiliário.

Para o presidente, as atividades desenvolvidas são um legado, uma oportunidade de planejar o futuro para a região. “A Construmóbil precisava estar mais inserida. Estamos vendo uma das melhores feiras que a região criou. Vamos abolir a palavra crise dos vocabulários, as empresas estão aqui para prosperar.”

O reconhecimento ao empreendedorismo local também fez parte do pronunciamento do presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Alex Schmitt. Para ele, a participação e a qualidade dos expositores desta edição são mostras da confiança empresarial. A proveitou a solenidade para criticar as propostas de aumento tributário e reforçar a necessidade mais eficiência de gestão pública no estado e país.

Assim como ele, o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, definiu o panorama econômico como momentâneo. Destacou o perfil empreendedor da região.

A Construmóbil segue até domingo. O ingresso ao parque é gratuito para convidados dos expositores, bem como para estudantes da Univates previamente cadastrados. O público restante paga R$ 7.

Debate

O tema central da Construmóbil é “Cidades Criativas”. A organização da feira, nos primeiros encontros sobre a promoção do evento, primou por trazer ao público a pertinente discussão sobre o desenvolvimento ordenado dos centros urbanos.

No primeiro semestre, o jornal A Hora integrou-se aos organizadores para esmiuçar o tema por meio de debates. “A proposta veio ao encontro dos nossos princípios. Além de levar informação à população, provocamos reflexões de temas pertinentes em cadernos como o Pensar Cidades ou Pensar Lajeado”, define o diretor-geral, Adair Weiss.

Ao longo de reuniões para tratar do “Cidades Criativas”, o grupo decidiu ampliar os debates a ONGs, entidades e comunidade, e promoveu integrações no período pré-feira. Foram três ações de destaque: o Arte na Praça, o Pedalada Cidades Criativas e o Café no Centro Antigo.

Cinco eixos

Lajeado integra seleta lista de cidades do país a instigar a discussão. O debate desta tarde (veja relação dos debatedores no box), trata cinco eixos da vida urbana: patrimônio histórico, ambiente e desenvolvimento, economia criativa, espaços públicos e mobilidade urbana.

De acordo com o diretor do A Hora, o evento materializará o começo de uma discussão de extrema importância na sociedade. Será formulado um documento de oito páginas sobre o debate. O texto será remetido aos demais veículos de comunicação do Vale do Taquari, bem como para entidades e integrantes dos poderes públicos. “Vamos documentar o que podemos fazer pela cidade, de modo que a Construmóbil seja um marco para a discussão que apenas começa”, ressalta.

O ingresso ao debate é gratuito. Para isso, interessados devem acessar o Parque do Imigrante pela portaria B. A abertura da feira ocorre às 17h, quando começa a cobrança na bilheteria.

DEBATEDORES

Aline Bueno – Publicitária e pós-graduada em Gestão Empresarial e em Economia da Cultura. Trabalha em projetos culturais criativos e é gestora do Centro de Cultura Educação e Negócios Criativos Vila Flores de Porto Alegre.

Cibeli Vieira Figueira – Doutora pela Universidade Politécnica da Catalunha na Espanha, professora de Urbanismo da PUC-RS. Pertence ao grupo de pesquisas dedicado ao espaço público da América Latina.

Augusto Alves – Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Ufrgs.

Adalberto Heck – Arquiteto, pós-graduado em Planejamento Urbano Regional pela Universidade de Dortmund e mestre pela Unisinos, onde coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Marta Peixoto – Arquiteta e secretária do Planejamento de Lajeado.

Diana Kunzel – Bióloga e coordenadora da Comissão Cidades Criativas da Construmóbil 2015.

Acompanhe
nossas
redes sociais