Mercado inova para superar a retração

Você

Mercado inova para superar a retração

A sétima edição da feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil) começa hoje, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Ao longo dos próximos seis dias, cerca de 250 expositores apresentam as principais tendências e inovações do mercado. Diante do período de retração econômica, o evento serve de vitrina para empresários e demais integrantes do setor consolidarem marcas e serviços.

Vale do Taquari
oktober-2024

Vale do Taquari – Conceituada entre as principais feiras do setor imobiliário do estado, a Construmóbil propõe inovações para superar o sucesso das edições passadas e afastar o nefasto período econômico. Os avanços partem desde o planejamento da feira e culminam na diversidade e qualidade dos produtos e serviços ofertados pelos cerca de 250 expositores. A abertura ocorre às 18h, dando largada para seis dias consecutivos de evento.

Crédito: Anderson LopesPresidente da comissão organizadora, Clécio Vargas isola a conjuntura do mercado daquilo disposto pela Construmóbil. Não se falará em retração ao longo do evento, destaca. “A feira aborda as principais tendências e o que há de melhor no ramo. É uma oportunidade para a consolidação das marcas, independente da condição enfrentada no país.”

Nos últimos anos, observa Vargas, muitas empresas se lançaram de forma aventureira no mercado, acabaram entrando em declínio e deixaram consumidores receosos. Diante desse contexto, acredita na Construmóbil como ferramenta de reafirmação do empresariado. “O evento servirá de vitrina para os protagonistas do setor mostrarem sua seriedade na área.”

De acordo com o presidente da comissão, o Vale do Taquari está em franco crescimento e começa a despertar o interesse de empresários de todo o estado. Prova disso, participam do evento expositores de pelo menos dez cidades de fora da região. Tal concorrência pelo mercado acaba beneficiando o consumidor, que cada vez mais tem à disposição produtos e serviços diferenciados.

A diversidade também garante a consolidação de um dos principais propósitos desta edição da Construmóbil: a inovação. Expositores apresentam ao público, por exemplo, trabalhos voltados às áreas da automação e autossuficiência energética. “Tudo isto fortalece nosso setor, dando ainda mais visibilidade para a feira”, enfatiza Vargas.

O empresário Guederson Maciel, de Arroio do Meio, especializou-se em sistema de energia solar fotovoltaica, capaz de gerar luz elétrica para manter o pleno funcionamento de uma residência ou de um comércio. Há dois anos e meio no ramo, aposta na Construmóbil para expandir a ideia entre a sociedade. “Trata-se de algo pouco visto na região e que leva um tempo para amadurecer.”

Nesta edição da feira, segunda que Maciel participa, apresenta sistema de geração que leva de cinco a seis anos para se pagar. Passado o período, enfatiza, o consumidor terá energia elétrica sem custo. A demanda cresce a cada ano. Desde o início das atividades, a empresa concluiu cerca de 60 projetos.

Acesso facilitado à feira

Outro diferencial desta edição está no acesso ao Parque do Imigrante. Pela primeira vez, cada expositor teve a autonomia para cadastrar quantos convidados tivesse interesse. Quem recebeu convite precisa apenas apresentar um código de barras na recepção.

A medida serve para aproximar os expositores do público e da organização da feira. “Conseguimos fazer com que visitante se sinta prestigiado ao ser convidado, enquanto que o feirante acaba se integrando ainda mais ao evento.”

Alunos da Univates também têm acesso gratuito ao parque, desde que regularmente matriculados. O interessado precisa telefonar 0800-7070809 e solicitar um código, que deve ser registrado no site da Construmóbil, em “Credenciamento de Convidados”. O crachá deverá ser impresso no final do procedimento. Para os demais visitantes, o ingresso na bilheteria do Parque do Imigrante custa R$ 7.

Comissão espera 30 mil pessoas

Além da diferente forma de acesso ao parque, houve mudanças nos horários da feira. Na edição passada, o evento abriu em uma quarta-feira à noite, restando apenas a quinta-feira e parte da sexta-feira para empresários atenderem convidados e clientes de forma individual. O maior movimento de público no fim de semana dificultou a interação.

Além de nesta edição abrir na terça-feira, de amanhã a sexta-feira a visitação aos estandes inicia às 17h. No sábado e domingo, começa às 10h. “Nosso público é noturno, em especial de pessoas que recém saíram do trabalho. Por isso, não adiantaria continuar abrindo a feira tão cedo”, enfatiza o presidente Vargas.

Para este ano, a comissão organizadora espera atrair público de 30 mil pessoas. Na última edição, registrou 27 mil pessoas, visitantes de sete estadoss. O evento fechou R$ 23 milhões em negócios.

Debate sobre Cidades Criativas

A Construmóbil aborda com enfoque o tema Cidades Criativas. O evento propõe aos visitantes uma programação diferenciada e que busca refletir sobre como transformar problemas em atrativos, fazer as conexões entre público e privado, local e global. Isso se reflete no debate dos assuntos Economia Criativa, Mobilidade Urbana, Ambiente e Desenvolvimento, Patrimônio Histórico e Espaços Públicos. A abordagem mais focada nessa linha será o painel com cinco debatedores amanhã, às 15h, no pavilhão 4. A atividade é uma parceria da feira com o Jornal A Hora e aberta ao público.

Em conjunto com o Sebrae, a programação contempla ainda palestras e rodada de negócios, as quais ocorrem durante o dia, antes do horário de visitação aos estandes. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas na Acil ou no Sebrae.

Programação

Hoje

•13h30min às 17h, reunião da CIC-VT – Salão de Eventos da Acil

•18h, abertura da feira

•19h às 22h, abertura para visitação

Amanhã

•17h às 22h, aberto para visitação

•15h, painel de debate sobre os temas: Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana – Pavilhão 4

Quinta-feira

•17 às 22h, aberto para visitação

•8h30min, rodada de negócios organizada pelo Sebrae – Salão de Eventos da Acil.

Sexta-feira

•17h às 23h, aberto para visitação

•14h às 15h30min, tema: “Como a Arquitetura Sustentável pode mudar o Mercado de Imóveis” – Salão de Eventos da Acil.

•15h30min às 17h, tema: “Decoração de Interiores em um Programa de TV” – Salão de Eventos da Acil.

Sábado

•10h às 23h, aberto para visitação

Domingo

10 às 19h, aberto para visitação.

Acompanhe
nossas
redes sociais