Chuva adia pintura. Usuários reclamam

Você

Chuva adia pintura. Usuários reclamam

Falta de sinalização na av. Benjamin Constant deixa trânsito confuso e perigoso

Lajeado

Lajeado – Pedestres que circulam pelo trecho da avenida Benjamin Constant relatam dificuldade de atravessar a via. A falta de sinalização horizontal, como as faixas amarelas que delimitam as pistas, também dificultam o trânsito de veículos.

Crédito: Carlos Eduardo FloresPara moradores, depois do recapeamento asfáltico, com recursos do PAC, e da retirada dos canteiros centrais, a via ficou desassistida. Inicialmente o projeto do Executivo previa a instalação de tachões para dividir as pistas.

Segundo o taxista Juliano Bonfante, 39, a obra ficou muito boa, mas é preciso agilidade na finalização do projeto, pois as pessoas se arriscam muito. Ele relata que condutores que acessam a avenida por ruas secundárias ficam sem noção de onde se posicionar e fazem manobras arriscadas.

Dessa maneira, a ausência de faixas de segurança faz pedestres se arriscarem entre os automóveis. “Entrar na contramão é o mínimo que eles fazem. Isso ainda vai dar muito acidente”, afirma Bonfante.

De acordo com o professor José Bergesch, 58, a falta de atenção ao volante também agrava a situação. Com frequência, auxilia idosos e crianças a atravessar a avenida e conta como não há locais específicos para isso os motoristas reclamam e buzinam quando precisam reduzir a velocidade.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), Adi Cerutti, pede prudência aos motoristas. Esclarece que em função das chuvas não é possível pintar as faixas. “Não tem como dar uma previsão para isso antes que pare de chover”, comenta.

Da mesma maneira, o coordenador do Departamento de Trânsito Euclides Rodrigues pondera sobre as questões meteorológicas, e afirma que para a pintura das faixas uma tinta termoplástica é aplicada a cerca de 180ºC e por isso o asfalto não pode estar úmido. Mesmo assim, arrisca a previsão do começo da obra. “Se a meteorologia estiver certa e parar de chover, amanhã já podemos fazer as medições”, projeta.

Cuidado dobrado

Na programação da Semana Nacional do Trânsito, ações educativas e de conscientização são agendadas. Hoje, das 9h às 14h, ocorre uma ação nos semáforos. Alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Oscar Koefender distribuem material da campanha para motoristas e pedestres.

Uma das atividades de destaque é o Dia Sem Agente. Amanhã, das 8h às 18h, os fiscais de Trânsito participam de treinamento. Desse modo, não atuam na rua.

Acompanhe
nossas
redes sociais