Empresa reativa planta industrial da VRS

Você

Empresa reativa planta industrial da VRS

Marca Latvida volta aos mercados e arrendamento ajuda na recuperação judicial

Estrela
oktober-2024

Estrela – A planta industrial pertencente à VRS Laticínios, responsável pela marca Latvida, voltou a operar no dia 2. A unidade fabril, em Nova Santa Rita, foi arrendada pela empresa Alimentos Estrela. Dessa forma, a proprietária do imóvel consegue liquidar as dívidas deixadas com fornecedores devido à recuperação judicial.

Crédito: Anderson LopesA Alimentos Estrela mantém a marca Latvida. Uma das maiores virtudes do novo negócio é que a empresa conseguiu se cadastrar junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que possibilita comercializar a produção em todo o território nacional. Até então, o licenciamento permitia a venda apenas em âmbito estadual, por meio da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa).

Apesar de conseguir expandir a área de mercado, a Alimentos Estrela trabalha apenas com grandes redes da região de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Aos poucos, os produtos começam a chegar às prateleiras de mercados do Vale do Taquari.

O período ainda é de adaptação, reforça a diretoria da empresa. São industrializados a cada dia entre 50 e 60 mil litros de leite, provenientes de três frentes no RS, entre elas, o Vale do Taquari. Ao todo, são beneficiados mais de 400 produtores gaúchos. A Alimentos Empresa emprega de forma direta 60 pessoas, muitas que já atuavam anteriormente.

Por enquanto, a empresa industrializa apenas leite UHT, nata e doce de leite. De acordo com a direção, a produção será expandida ao passo da acomodação no ambiente e no mercado. A planta industrial tem capacidade para o beneficiamento diário de 300 mil litros, quase seis vezes superior à praticada no momento. Elevada à industrialização, a marca Latvida será levada pela primeira vez a outros estados.

Fechada desde o começo do ano

As máquinas estavam paradas desde o começo do ano, época em que a Laticínios Santa Rita interrompeu a produção. A empresa também havia arrendado a planta industrial da VRS, mas enfrentou problemas financeiros, em meio a uma crise no setor leiteiro no estado, e acabou fechando antes de completar o primeiro ano de atuação.

A VRS Laticínios começou a declinar em meados de 2013. Em maio daquele ano, a fábrica foi interditada em meio às ações da Operação Leite Compensado por suspeita de adulteração de produtos.

Mesmo após conseguir liberação judicial para voltar a produzir, nova vistoria interrompeu os trabalhos na planta industrial em agosto. Dois dias depois, a empresa foi fechada e entrou em recuperação judicial.

Entenda

Unidade fabril foi arrendada pela empresa Alimentos Estrela. Produção começou dia 2. São empregadas 60 pessoas e mais de 400 produtores são beneficiados.

Licenciada pelo SIF, marca Latvida pode ser vendida para todo o país. Por enquanto, produção é entregue para grandes redes de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Além do leite UHT, são produzidas nata e doce de leite. Empresa industrializa até 60 mil litros de leite por dia. Planta tem capacidade para 300 mil diários.

Acompanhe
nossas
redes sociais