Chuva deve persistir mais uma semana

Você

Chuva deve persistir mais uma semana

Previsão alerta para a possibilidade de temporais no sábado e domingo na região

Vale do Taquari

Vale do Taquari – A frente fria semiestacionária responsável pelos grandes volumes de chuva e temporais nos últimos dias deve continuar sobre o território gaúcho até o fim da próxima semana. Previsão alerta para possibilidade de novos eventos com fortes rajadas de vento, queda de granizo, chuvarada e raios para estes sábado e domingo na região. A temperatura segue amena, entre 16ºC e 21ºC.

Anderson LopesDe acordo com a equipe do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), de Lajeado, uma massa de ar seco e quente que atua sobre porção central do país impede que a frente fria avance para outras regiões. Dessa forma, ela permanece bloqueada de forma predominante sobre o RS e Santa Catarina.

“A frente fria é uma linha de instabilidade formada pelo encontro de duas massas diferentes de ar, uma quente e outra um pouco mais fria”, aponta a coordenadora do CIH, Fabiane Gerhard. Os modelos indicam para este sábado, por exemplo, a atuação de ar mais frio sobre o extremo sul gaúcho. Em paralelo, um vento quente ingressa pelo norte, contribuindo para a formação de nuvens carregadas com risco de temporais.

Conforme avaliação do CIH, as condições do tempo pouco mudam para domingo no Vale do Taquari. Persiste o risco de chuva intensa em determinados períodos. A segunda-feira deve começar com muitas nuvens e pancadas de chuva.

Mas ao longo do dia a frente fria começa a se deslocar para a porção sul do estado. Em virtude disso, podem acontecer intervalos de melhoria no tempo. De terça a quinta-feira, a frente fria permanece semiestacionária sobre essa região e são esperados períodos com aberturas do sol (quando ela estiver mais recuada para o sul) e outros de maior nebulosidade e pancadas de chuva (quando avançar mais para a parte central do território gaúcho).

A partir da sexta-feira, informa o CIH com base nos atuais modelos de previsão, uma massa de ar seco e frio ganha força e provoca o gradual afastamento dessa frente fria.

No fim de semana, a tendência é de tempo firme e temperaturas mais amenas. Contudo, ressalta Fabiane, as condições esperadas para a data podem não se confirmar.

Temporais atingem 45 municípios

De acordo com levantamento da Defesa Civil do estado, 45 municípios foram atingidos pelas chuvas torrenciais ou por temporais de granizo desde quarta-feira. Ao todo, mais de 2,4 mil famílias foram afetadas, somando 10,3 mil pessoas.

Até a tarde dessa sexta-feira, apenas quatro famílias estavam desalojadas no estado, todas de São José do Ouro. No Vale do Taquari, o município mais atingido foi Paverama. O temporal de granizo de quarta-feira danificou ao menos 35 moradias, prejudicando cerca de cem moradores. As regiões mais atingidas foram o centro, Cidade Baixa e a localidade de Santa Manoela.

O governo do Estado pede à comunidade para seguir as recomendações da Defesa Civil e, diante de qualquer problema ou informação, contatar pelo 199.

Principais orientações:

Durante tempestades com raios, vento e granizo, a população deve permanecer em locais cobertos, fechar portas e janelas, bem como evitar manusear equipamentos elétricos.

Em caso de inundações, evitar contato com água da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e redobrar cuidados com crianças nas proximidades de rios.

Acompanhe
nossas
redes sociais