Jornada aborda gestão ambiental no Vale

Você

Jornada aborda gestão ambiental no Vale

Evento apresenta o desenvolvimento de tecnologias inofensivas ao ambiente

Vale do Taquari

Vale do Taquari – A Jornada Técnica Ambiental 2015 ocorre hoje. As atividades começam às 19h no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Os debates tratam do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a gestão ambiental.

Crédito: Arquivo A HoraO destaque fica por conta da palestra sobre métodos de captação e armazenamento de energias eólica e solar, proferida pelo engenheiro Magnus Knecht. A programação é complementada pela apresentação do professor da Univates Odorico Konrad, doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária. Ele discorre sobre o tratamento de resíduos sólidos.

De acordo com a coordenadora da Parceiros Voluntários e integrante da ação Viva o Taquari Vivo, Gilmara Scapini, a intenção é trazer a discussão para o âmbito local. Dessa forma, se justifica a contribuição de Jane Mazzarino, representante do Fórum Municipal de Resíduos Sólidos, e coordenadora do programa de extensão Comunicação para Educação Ambiental, da Univates.

Gilmara comenta que a comissão organizadora do evento definiu as temáticas em função de uma demanda apresentada pela comunidade. Ela afirma que o Viva o Taquari Vivo motivou a busca pela discussão. “É um momento de fazer com que as pessoas e as empresas façam parte dessa reflexão” comenta.

Todos pelo ambiente

No mesmo dia da jornada, também ocorre o Seminário Viva o Taquari Vivo. As atividades, para professores e alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais, começam às 8h15min no bairro São Cristóvão.

A programação tem palestra com a bióloga Cátia Viviane Gonçalves, que traduz para as crianças o significado e os objetivos do Viva o Taquari Vivo. Na sequência, apresentações de peças teatrais, da orquestra sucata, além de oficinas de arte.

Os alunos do ensinos Fundamental e Médio também devem participar do seminário, em um local e com uma abordagem diferentes. O evento ocorre no Ginásio da faculdade La Salle, em Estrela, a partir das 8h15min. O cronograma prevê a realização de palestras, oficinas e apresentação de documentários.

De acordo com Gilmara, a ampliação dos eventos em virtude do aumento de pessoas preocupadas com questões ambientais. “Todos querem fazer algo para mudar a cultura que não se importa com a natureza, e se colocam como protagonistas dessa história”, afirma.

Interessado em participar da Jornada Técnica Ambiental devem se inscrever na recepção da Acil, pelo recepcao@acilajeado.org.br ou 3011-6900.

Já as escolas que pretendem participar do seminário devem contatar com a coordenadora da Parceiros Voluntários Gilmara Scapini pelo 3011-6900 ou parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Acompanhe
nossas
redes sociais