Multifeira almeja nova perspectiva para o porto

Você

Multifeira almeja nova perspectiva para o porto

Evento ocorre pela primeira vez no complexo, que pode ser administrado pela iniciativa privada já em 2016.

Estrela

Estrela – O local escolhido para abrigar a Multifeira é uma das principais estruturas logísticas do estado. Pela primeira vez, o Porto da cidade receberá o evento que deve reunir visitantes e empresários de todo o RS.

Crédito: Anderson LopesDe acordo com o prefeito Rafael Mallmann, a escolha do local é simbólica e pode representar uma nova perspectiva para o complexo. “Vamos mostrar aos empresários a infraestrutura que temos aqui, o potencial logístico e de armazenamento de carga.”

Mallmann acredita que 90% das pessoas da região ainda não conhecem o Porto. Para ele, o local tem capacidade de proporcionar desenvolvimento para toda a região a partir da redução nos custos de transporte e logística.

O Porto de Estrela tem capacidade para movimentar três milhões de toneladas de grãos por ano, mas é considerado o mais ocioso do Brasil. No ano passado, foram transportadas 100,5 mil toneladas, número 15 vezes menor do que movimentado anualmente na década de 80.

Conforme o prefeito, o primeiro passo para a retomada das operações foi dado no fim de 2014, quando o complexo portuário deixou de ser federal e passou a ser administrada pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do Estado.

“Para que as atividades deslanchem, queremos que o Estado coloque um operador privado para administrar a estrutura”, afirma.

Segundo ele, a possibilidade foi abordada em reunião ontem de manhã na sede da SPH.

Administração privada

Conforme o diretor de hidrovias da SPH, Cristiano Nogueira da Rosa, as tratativas para que o porto passe a ser operado pela iniciativa privada estão avançadas. Segundo ele, o grupo Battistella Logística, que administra o porto de Itapoá, em Santa Catarina, poderia assumir a administração da estrutura.

“Tivemos reunião com representantes da empresa que manifestaram a intenção de trabalhar em dois portos gaúchos, em Estrela e Rio Pardo”, afirma. De acordo com o diretor, as operações em Estrela iniciariam até a metade de 2016.

“A intenção é começar o transporte de grãos com duas barcaças que farão o trajeto até Rio Grande duas vezes por semana cada”, relata. Conforme Rosa, a empresa já começa as negociações com clientes com potencial para utilizar o serviço.

Transição da gestão

De acordo com o diretor da SPH, para que as negociações avancem é necessário concluir o processo de transição da gestão do Porto, que passou da União para o Estado. Rosa alega que ainda existem questões burocráticas a serem resolvidas, entre elas, a transferência do patrimônio para o Piratini.

“Depois disso a SPH vai começar a operar”, garante. Enquanto as movimentações não iniciam, a Superintendência trabalha para assegurar a navegabilidade da hidrovia. Na terça-feira, técnicos da SPH percorreram o trajeto entre Triunfo e Estrela para verificar as condições do modal.

“Apuramos o trabalho de duas dragas da Ahsul e podemos perceber que a hidrovia está ficando com boas condições”, ressalta. Segundo ele, nos próximos dias será realizado o estudo da batimetria do Rio Taquari.

Multifeira

A estrutura do Porto permitiu ampliar o espaço disponível para a Multifeira. Na edição de 2013, o evento ocorreu no Centro Comunitário Cristo Rei e em parte da rua Júlio de Castilhos. Em uma área com cerca de dez mil metros quadrados, foram recebidos 120 expositores dos segmentos industrial, serviços, comércio, artesanato, turismo e agroindústrias.
Com a mudança de local, a estrutura triplicou de tamanho, passando para 30 mil metros quadrados de área. Serão 98 estandes na Feira do Comércio, montada em um dos prédios do Porto. O restante da feira ocorre em estruturas temporárias e incluem empresas de máquinas e veículos, como Multifeirão das Concessionárias, Feira da Agroindústria Familiar, dois auditórios, restaurante, praça de alimentação, palco e área de shows.

Também haverá Exposição e Feira de Animais, com 37 bovinos com idades entre 4 e 24 meses, todos de produtores do interior do município. Na feira de animais pequenos, são 56 espécies inscritas, entre ovelhas, cabras, marrecos, aves exóticas, coelhos e peixes ornamentais.

A Multifeira também terá atrações esportivas. No sábado, ocorre a 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Motonáutica, com a participação de sete categorias. As corridas começam às 14h. Em parceria com o Clube Desbravadores Estrela do Vale, a feira oferecerá atividades de aventura, entre elas, tirolesa, slackline, falsa baiana e parede de cordas.

Programação de shows

Hoje
18h30min – Tenor mirim Vitor Delazeri Fernandes

20h – Orquestra de Marques de Souza
21h – Orquestra Big Band do Sesi

Amanhã
17h – Banda Apple
18h – Lucas Piccinini & Tiago Kirst
19h30min – Invernada Artística
21h – Tchê Guri

Sábado
13h – Rebobinados
14h – Tzarevna

15h – MC Stamm
16h – Lupulados
17h – Tchê Rock
18h – Voo Noturno
19h – Balaio de Gato
20h – Die Klassiker Rock Band
22h – Erasmo Carlos

Domingo
10h30min – Banda Horus
11h30min – Grupo Folclórico de Estrela
13h – Mr Klank
14h – Espetáculo Circense La Kombita
15h – Vocal em Cena
16h – Dorsia
17h – Brudhas Band
18h – Cassio Santos & Gang Sertaneja
19h – Jonas & Lucas

Ingressos

A entrada à feira custará R$ 5, com exceção da abertura, que será gratuita. Crianças de até 12 anos não pagam. No sábado, a partir das 19h, o ingresso ao parque custa R$ 20, devido ao show de Erasmo Carlos.

Acompanhe
nossas
redes sociais