Suspeita de segunda morte alerta região

Você

Suspeita de segunda morte alerta região

Estado registra 19 óbitos por meningite neste ano, o maior índice desde 2010

Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Vale do Taquari – Suspeitas do segundo óbito por meningite registrada em agosto alertam o Vale do Taquari. Uma mulher de Fazenda Vilanova morreu no dia 21, no Hospital de Estrela. De acordo com o secretário de Saúde de Fazenda Vilanova, Valmir Alves de Borba, ela morreu logo após a médica suspeitar da doença. “Foi muito rápido”, diz. Não há exames que confirmem a doença e o tipo.

A Secretaria Estadual da Saúde prefere confirmar o caso de meningite, segundo Borba, para que os familiares que estiveram em contato com a vítima sejam monitorados. O município mantém contato por meio da Estratégia Saúde Família (ESF). “Os familiares são orientados a ficarem atentos para qualquer sintoma ou anormalidade”, diz Borba.

O primeiro caso da região no ano aconteceu no dia 8. Uma mulher de 61 anos morreu com meningite bacteriana no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, após duas semanas de internação. No mesmo dia, em Santa Cruz do Sul, morreu uma mulher de 26 anos, também pela meningite bacteriana.

O número de mortes no estado é o maior em cinco anos. Desde janeiro, 19 pessoas morreram por meningite, seis a mais que em 2014. Dessas, 17 foram por infecção bacteriana: quatro por meningite B e sete por meningite C. Os demais não tiveram os tipos da doença identificados. A Secretaria de Saúde, no entanto, descarta a existência de epidemia.

Sintomas e prevenção

Os sintomas da meningite podem ser confundidos com de outras doenças. Por isso, só o exame laboratorial pode confirmar. Os principais são febre alta, vômito, dor de cabeça e na nuca. Nas crianças, pode haver recusa na alimentação, sonolência e irritação. A doença bacteriana também pode incluir manchas vermelhas pelo corpo.

Alguns tipos de bactérias que causam meningite são transmissíveis, sendo que o modo mais comum é por secreções respiratórias. Existe um tratamento específico para cada tipo e todos precisam de internação. Entre as medidas de prevenção, está a higiene, como a lavagem das mãos.

A imunização

– A meningite pode ser causada por vírus (menos agressiva) ou por bactérias.

– Até 2012, predominava no RS o tipo bacteriana B. Desde então, o tipo C ganhou predominância, como no restante do país.

– Apenas a vacina para o grupo C está disponível nos postos de saúde. Oferecida desde 2010, a imunização deve ser tomada aos 3 meses, aos 5 meses e aos 15 meses de idade.

– A duração média da vacina para o grupo C é de cinco anos. Depois disso, o efeito da imunização começa a diminuir.

– A imunização do tipo B, de duas a quatro doses dependendo da idade, só é oferecida na rede privada. Cada dose pode custar até R$ 600. Também é oferecida vacina tetravalente (para os grupos A, C, Y e W), que custa cerca de R$ 270.

Atendimentos no HBB – 2015

2013 – 3 casos de meningite bacteriana. Nenhum óbito.

2014 – 2 casos de meningite bacteriana e um de meningite viral com óbito.

2015 – 1 caso de meningite bacteriana com óbito.

Acompanhe
nossas
redes sociais