Chuva de granizo traz prejuízos à região

Você

Chuva de granizo traz prejuízos à região

Cidade mais afetada foi Boqueirão do Leão, teve pelo menos 60 imóveis destelhados

Estado

Vales do Taquari e Rio Pardo – A formação de granizo surpreendeu municípios gaúchos entre o fim da manhã e início da tarde de ontem. Pelo menos seis cidades registraram o fenômeno. Os principais estragos ocorreram em Boqueirão do Leão, onde cerca de 60 imóveis ficaram destelhados. Persiste o risco de temporais para hoje de manhã. A partir da tarde, o tempo deve melhorar.

Crédito: Valquiria de Moraes/Arquivo PessoalConforme o secretário de Obras, Eleno Ogliari, as pedras de gelo alcançaram tamanho semelhante a uma bola de pingue-pongue. Tiveram força suficiente para, além de perfurar telhas de brasilite com quatro milímetros de espessura, quebrar caixas da água de fibra. “Tivemos sorte pois não houve vento, o que teria causado ainda mais estragos. Mesmo assim, muitas pessoas acabaram perdendo móveis que molharam.”

O granizo começou às 10h e durou cerca de 15 minutos, atingindo de forma mais intensa a parte central e do bairro Alto Boqueirão. Ao longo do dia, o município distribuiu lonas às famílias prejudicadas para evitar que a chuva causasse maiores prejuízos. “Nossa preocupação é que deve continuar chovendo até amanhã à tarde (quinta-feira)”, diz o secretário.

Quanto à agricultura, relata Ogliari, não foram contabilizados estragos. As lavouras de fumo, por exemplo, ainda não foram plantadas, exceto em algumas propriedades. “De qualquer forma a chuva de pedras ficou concentrada em outras áreas da cidade.”

Além de Boqueirão do Leão no Vale do Taquari, a formação de granizo foi registrada em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Lajeado e Bom Retiro do Sul. Contudo, não há ocorrência de maiores prejuízos nesses municípios.

Engenheiro agrônomo da Emater, Vicente João Fin, ressalta não terem acontecidos grandes danos na área rural. Em relação à cultura do fumo, as plantas estão pequenas e, por mais que tenham sido atingidas em algumas propriedades, se recuperam com facilidade. Há risco de danos futuros na fruticultura, onde as parreiras estão com brotos.

Risco de temporal persiste

De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), fortes áreas de instabilidade avançaram sobre o Vale do Taquari trazendo nuvens carregadas com potencial de ocasionar temporais. Tais nuvens se formaram pela combinação de temperaturas mais elevadas com umidade. Por terem apresentado amplo desenvolvimento vertical, o vapor de água congelou ao atingir os níveis mais elevados da atmosfera, resultando na queda de granizo.

Hoje, persiste o risco de pancadas de chuva ocasionalmente fortes e temporais isolados na região. A condição é esperada para a primeira metade do dia. No decorrer da tarde, diminui a chance de chuva e pode haver intervalos de melhoria. As temperaturas ficam amenas e apresentam queda à noite.

Uma massa de ar seco e frio se instala sobre o estado amanhã e permite o retorno do sol. Conforme o CIH, as temperaturas nas primeiras horas do dia ficam mais baixas e deve ocorrer sensação de frio. No decorrer do período, as marcas sobem de forma gradativa. À noite volta a esfriar, com mínima prevista em 10ºC.

O fim de semana será de tempo seco e enrolado, prevê o CIH. No sábado, faz frio ao amanhecer, mas as temperaturas sobem no decorrer do período e conferem uma tarde quente, com máxima de 28ºC. Condição semelhante é esperada para domingo, quando deve fazer 30ºC.

Tempo firma amanhã

Hoje – Pancadas de chuva ocasionalmente fortes e temporais isolados, em especial no começo do dia. Instabilidade perde força de forma gradativa.

Amanhã – Massa de ar seco e frio se instala sobre o estado e permite o retorno do sol à região.

Sábado – Tempo segue firme e ensolarado. Faz frio ao amanhecer, mas as temperaturas sobem rapidamente.

Domingo – Ar seco garante outro dia ensolarado, com temperaturas amenas de manhã e elevadas à tarde.

Acompanhe
nossas
redes sociais