Vale do Taquari – Mais de 42 mil pessoas e 340 expositores são esperados na 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), maior feira de fornecedores de supermercados do Conesul. O evento começa hoje em Porto Alegre, com a participação de 16 empresas da região.
O cenário econômico será um dos principais temas do evento. Mesmo diante da crise financeira, a expectativa da organização é alcançar mais de R$ 405 milhões em negócios concretizados nos três dias do evento. No ano passado, foram R$ 369 milhões.
De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a instabilidade econômica não inibiu a procura dos participantes pela feira, que teve crescimento de 16% em relação ao ano passado. “Em períodos de dificuldade, mais companhias precisam buscar os diferenciais que a convenção propicia.”
Ao todo, serão 342 expositores de todo o Brasil e da Argentina. Os principais participantes são fornecedoras de alimentos, materiais de higiene e limpeza, beleza, bebidas e equipamentos. As empresas gaúchas ocupam mais de 70% dos estandes. São esperadas 92 caravanas do interior do estado durante o evento.
Presidente da Languiru, Dirceu Bayer acredita que a feira oportuniza o fechamento de novos negócios e permite mostrar ao público a diversidade de produtos oferecidos pela cooperativa. “Também é uma oportunidade para assistir a palestras com informações pertinentes ao segmento do comércio.”
Conforme Bayer, o momento econômico é propício para o reposicionamento das marcas no mercado consumidor. Para ele, a participação fortalece a imagem da cooperativa e demonstra confiança no segmento. “É preciso enxergar oportunidades diante das dificuldades.”
Diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid considera que a participação na Expoagas ganha mais importância neste ano. “Com retração da economia e uma onda de pessimismo, é ainda mais importante estar próximo do cliente, identificar suas demandas e necessidades e tentar se adequar o mais rápido possível.”
Para o supervisor de marketing da Dália Alimentos, Nei Quinto Barzotto, a participação na feira é uma aposta na prospecção para novos negócios e no fortalecimento da marca. “Em 2014 participamos pela primeira vez e os resultados foram surpreendentes.”
A cooperativa é a patrocinadora oficial da Agas Jovem, que ocorre amanhã e tem como convidado o jornalista da Rede Globo Caco Barcelos. Repórter especializado em jornalismo investigativo, Barcelos profere a palestra “Profissão empreendedora”.
Palestras técnicas
A programação da Expoagas tem como destaque as palestras com profissionais renomados das áreas de economia, política e música. Entre os temas abordados, estão questões como ética, trabalho em grupo, empreendedorismo e os gargalos da economia.
Hoje de manhã, os músicos da Família Lima fazem palestra-show, a partir das 10h. O grupo fala sobre as relações de trabalho e relacionamento em empresas familiares, ao mesmo tempo em que apresenta canções que marcaram a carreira.
Amanhã, às 8h30min, debate econômico discute os formatos de varejo e entraves para o sucesso das empresas. Em seguida, às 10h, o camelô David Portes apresenta a palestra “Uma lição de vida, vendas e marketing. Portes ficou milionário no negócio iniciado com investimento de R$ 12.
Na quinta-feira, também às 10h, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, encerra a programação de palestras com o tema “Ética na política e nos negócios”.
Tendências de mercado
As empresas que participam da Convenção aproveitam a feira para apresentar novos artigos que entrarão nas gôndolas dos supermercados no segundo semestre. Pelo menos 800 lançamentos estão programados para ocorrer durante a Expoagas.
As empresas do Vale também apresentarão novidades aos consumidores. De acordo com Bayer, a Languiru aproveitará a feira para lançar novos produtos na linha de suínos e aves. A Dália apresentará oficialmente o leite zero lactose, para pessoas com intolerância alimentar, além de novas embalagens para as linhas integral, desnatado e semidesnatado.
O presidente da Agas considera os consumidores gaúchos como os mais exigentes do país. Longo afirma que 90% produtos lançados no estado são descontinuados em no máximo 12 meses. A cada ano, são 12 mil novos itens, dos quais só 1,2 mil resistem ao primeiro ano.
“O consumidor quer ter opções de tamanhos e de diferentes preços, por isso muitas novidades dos estandes ficarão por conta da variedade e do lançamento de novas embalagens”, ressalta. Segundo ele, os produtos saudáveis estão em alta, mas os gaúchos não abrem mão de preços atrativos.
PROGRAMAÇÃO
Hoje
10h – Palestra magna – Família Lima – Uma equipe afinada
13h30min – Visita-técnica – Centro Logístico Grupo Dimed e Grupo Benassi
14h – Seminário Jurídico – Política Nacional de Resíduos Sólidos: Impactos e Responsabilidades
16h – Palestra – Gerenciamento de Espaço – Wagner Picolli
Amanhã
8h30min – Debate Econômico – Tendências e Oportunidades no Varejo
10h – Palestra magna – David Portes – Uma lição de vida, vendas e marketing
13h30min – Visita-técnica – Varejo (Unisuper e Rede Varejista)
Empresas da região
Arroio do Meio
• Girando Sol
• Vonpar Alimentos
Encantado
• Di Hellen Indústria de Cosméticos Ltda.
• Vinilady
• Dália Alimentos
• Hedera Cosmético
• Divine Chocolates
Estrela
• A.C. Muller
• Verde Vida
Lajeado
• Minuano
• Florestal
• Refrigeração Sulfrio
• Bebidas Fruki S.A.
• Braspol
Teutônia
• Languiru
Mato Leitão
• Biscobom