Grupo organiza protesto neste domingo

Você

Grupo organiza protesto neste domingo

Lista de 13 reivindicações atinge o Executivo, Legislativo e Ministério Público

Lajeado

Lajeado – O Movimento Vem Pra Rua Lajeado planeja para a tarde deste domingo uma nova manifestação popular. A caminhada cívica inicia às 15h, no Parque Professor Theobaldo Dick. O grupo pretende seguir pelo centro, encerrando o trajeto em frente à prefeitura. Organizadores apresentam documento com 13 pedidos e cobranças para Executivo, Legislativo e Ministério Público (MP).

O grupo tem uma página noFacebook. Conforme um dos integrantes, o engenheiro Douglas Sandri, o movimento é pacífico e apartidário. Mais de mil pessoas confirmaram presença por meio do sítio na internet. O trajeto da caminhada inclui passagem pela câmara de vereadores.

“Foi escolhido este trajeto, com estes símbolos, para mostrar aos representantes que o povo acordou, que os cidadãos estão cada vez mais próximos de seus representantes, mais próximos da política e que a população deve ser respeitada”, afirma o economista, Guilherme Cé, um dos organizadores.

03Eles convidam também moradores de cidades vizinhas. Cita a participação de manifestantes de Arroio do Meio e Estrela, pelo menos, no protesto realizado há cinco meses. Para garantir a tranquilidade dos participantes, todos os órgãos de segurança da cidade foram previamente avisados sobre a caminhada.

Os valores e reivindicações do grupo Vem Pra Rua foram definidos, inicialmente, em 12 pontos base. Na manifestação de março, muitos participantes pediam a saída da presidente Dilma Rousseff e alguns poucos vociferavam palavras contrárias ao Partido dos Trabalhadores (PT). Também houve pedidos por reforma política e melhorias nos serviços de saúde, educação e segurança pública.

Desta vez, os integrantes trazem reivindicações pontuais referentes a problemas verificados na administração municipal de Lajeado. Críticas ao prefeito, Luís Fernando Schmidt, e aos sucessivos contratos emergenciais e à suposta falta de transparência em alguns processos licitatórios são citadas pelo grupo.

“O documento será encaminhado à Legislativo, Executivo, Ministério Público e ao Judiciário. Isso tudo para mostrar de maneira oficial o que pede o movimento”, informa Cé.

Segundo ele, os manifestantes deverão participar da caminhada utilizando roupas com as cores da bandeira do Brasil, sem distinção de partidos. O grupo reitera que o protesto é apartidário e aberto a todo o público. “A solução para a crise política e econômica passa pela mudança do clima de ideias. Deve-se respeitar a liberdade econômica e diminuir o escopo do governo”, finaliza Cé.

13 reivindicações

1. Por uma câmara de vereadores atuante e cumpridora dos seus deveres e obrigações.

2. Pela CPI do Lixo, para investigar todas as suspeitas de irregularidades, independente de período ou gestão.

3. Por uma atuação rigorosa e profunda do MP nas investigações de suspeitas envolvendo o poder público. Não há corruptores sem que haja corruptos.

4. Pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Transparência total dos gastos públicos.

5. Pelo rompimento imediato de todos os contratos emergenciais ou com empresas envolvidas nas acusações de superfaturamento.

6. Pela revisão de todos os contratos públicos, avaliando se os valores contratados enquadram-se nos preços praticados no mercado.

7. Por uma reforma administrativa municipal visando enxugar custos desnecessários, bem como aumentar eficiência do Executivo. Menos secretarias. Menos cargos de confiança.

8. Pela revisão de salários e gratificações de acordo com atual cenário econômico. Menos benefícios para a classe política.

9. Pela revisão das tarifas e procedimentos praticados no estacionamento rotativo. Definição de regras claras dos reajustes anuais das tarifas.

10. Pela criação de índices e indicadores públicos mensais para cada uma das secretarias municipais. Mais controle. Menos desperdício. Melhores resultados.

11. Pelo respeito ao direito do cidadão de questionar e cobrar, sem a esse ser obrigado o elogiar. Mais deveres àqueles que são os servidores do povo. Chega de inversão de papéis. Que os responsáveis saibam que dar respostas é o seu dever e não um favor.

12. Por um posicionamento firme e oficial dos governos municipais do Vale sobre os atrasos na duplicação da BR-386.

13. Por esclarecimentos públicos do prefeito Luís Fernando Schmidt sobre questões inerentes à sua gestão.

Acompanhe
nossas
redes sociais