Índice de veículos levados cresce 15%

Você

Índice de veículos levados cresce 15%

Foram 196 casos nas cinco maiores cidades da região no primeiro semestre do ano

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vale do Taquari – O número de veículos furtados ou roubados nos cinco maiores municípios da região voltou a crescer no primeiro semestre do ano (veja relação no boxe). Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram elevação de quase 15% na quantidade de registros em comparação ao mesmo período do ano passado. Passou de 166 para 196.

Crédito: Estevão HeislerLajeado lidera o índice. De janeiro a junho, a polícia contabilizou 89 furtos e 39 roubos. O total de 128 casos supera o número somado nas demais quatro cidades (68). Na segunda e terceira posição, aparecem respectivamente Encantado e Estrela, com 20 crimes cada. Teutônia tem 16 e Arroio do Meio, 12.

Para o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO), coronel Humberto Teixeira Santos, a falta de controle sobre desmanches irregulares é o principal percalço.

Segundo estimativa da SSP, há pelo menos 1,5 mil estabelecimentos sem credenciamento no RS. A grande maioria dos veículos levada das ruas segue para desmanche, empresas especializadas em reaproveitar as peças e revendê-las, em especial a oficinas. “Enquanto houver mercado para esses itens ilícitos, será difícil haver diminuição nos índices.”

Outro ponto destacado por Teixeira é a reincidência. Apesar de a polícia conseguir capturar parte dos criminosos, muitos acabam soltos pouco tempo depois. Conforme apuração da Brigada Militar (BM), quando conhecidos ladrões de veículos estão presos, os índices caem.

Teixeira ressalta que a elevação nos furtos e roubos não tem a ver apenas com o trabalho da BM. Prova disso, ao longo dos últimos 40 dias, são feitas pelo menos duas operações semanais priorizando a abordagem de veículos, em especial em Estrela e Lajeado, afirma. Proprietários também devem ficar atentos e reforçar a segurança.

Crescimento da frota impacta

De acordo com avaliação do comandante, o constante aumento na frota de veículos deve ser levado em consideração ao analisar as estatísticas. Quanto mais automóveis ou motocicletas nas ruas, mais probabilidade de crimes. “Isso tudo tem grande relação entre si”, acredita.

Nos últimos cinco anos, por exemplo, a frota das cidades cresceu quase 17%. Em 2011, havia 110 mil veículos nesses cinco municípios. Hoje passa de 133 mil. Destaque para Lajeado: passou de 48,5 mil para mais de 59,3 mil.

Mais de um por dia

O período de apuração da Secretaria de Segurança levou em consideração 181 dias. Se comparado ao número de casos, as cinco cidades registraram mais de sete furtos ou roubos de veículos por semana.

Artur Giovanella foi vítima de assaltantes no bairro Universitário, em Lajeado, próximo à Univates, no dia 8 de maio.

Acompanhado de uma amiga, recém havia estacionado o Toyota Corolla quando dois homens armados se aproximaram e renderam-nos. Eles precisaram se deitar no chão e entregar pertences pessoais.

Os criminosos fugiram, levando celulares, relógio, pulseira de ouro, bolsa e o carro. O veículo foi localizado no dia seguinte, abandonado em Alto Conventos.

Caso semelhante ocorreu no fim de abril, nas proximidades da mesma instituição de ensino. Às 19h10min de uma terça-feira, o motociclista Laércio Endrigo da Silva, de Bom Retiro do Sul, trafegava com uma CB-300R pela av. Amazonas quando, ao parar no cruzamento com a av. Senador Alberto Pasqualini, foi interceptado por dois homens em uma Titan. Armado, o caroneiro obrigou Silva a entregar o veículo.

Seguidas também foram as prisões. No dia 6 de abril, por exemplo, um homem foi detido pela BM de Lajeado durante operação de abordagem.

A guarnição foi informada que o autor do roubo de um veículo Peugeot 206 estaria no bairro Olarias. Assim que avistado pela polícia, o assaltante tentou escapar, mas acabou preso.

Dicas de segurança

•Não deixar chave reserva e documento no interior do veículo.

•Instalar equipamentos de segurança, como alarme, travas e corta corrente.

•Observar movimentação na rua antes de embarcar ou descer do veículo.

•Evitar aguardar outra pessoa dentro do veículo.

•Deixar espelhos retrovisores bem posicionados, no intuito de acompanhar a movimentação no entorno.

•Redobrar a atenção com pessoas que buscam informações na rua, inclusive com vendedores ambulantes.

Maior índice em cinco anos

Cidade 2015 2014 2013 2012 2011
Arroio do Meio 12 6 7 8 9
Encantado 20 13 10 12 12
Estrela 20 15 17 8 30
Lajeado 128 126 133 104 131
Teutônia 16 6 25 19 6

Fonte: SSP

Dados são relativos ao primeiro semestre de cada ano.

Número de furtos e roubos somado

Acompanhe
nossas
redes sociais