Viúva organiza carreata por paz trânsito

Você

Viúva organiza carreata por paz trânsito

Após morte de Altair Kirch, familiares agendam protesto para este sábado à tarde

Por

Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Teutônia – A empresária Ivanete Diehl Kirch organiza uma carreata silenciosa para este sábado à tarde, em luto pela morte do marido, Altair Kirch, 46. Ele morreu no sábado, 8, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, duas semanas depois de acidente na Estrada Velha, entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro.

Crédito: Leonardo HeislerLogo após a colisão frontal, Ivanete atendeu ao pedido de socorro do marido, que havia saído para comprar remédios, e foi até o local do acidente. “Fiquei com ele desde então, esperando dia após dia um milagre que salvasse a vida dele”, relata. “Não deu. Ele foi arrancado de mim.”

Por meio de uma campanha pelas mídias sociais, a viúva convoca a população a participar da carreata, que passa pelos bairros Canabarro, Languiru e Teutônia. Até o fim da tarde de ontem, 50 pessoas confirmaram presença. A saída ocorre às 15h, em frente à Serigrafia El Shaddai, no bairro Canabarro.

Uma fita branca atada ao espelho retrovisor do carro simbolizará o pedido de paz no trânsito. O protesto visa unir a população no combate à violência no trânsito, alertar os motoristas e chamar a atenção das autoridades. “Hoje é minha família que está sofrendo, ontem foi outra. Precisamos impedir que essas tragédias continuem acontecendo”, afirma Ivanete.

Teutônia lidera o número de mortes no trânsito no Vale do Taquari. Kirch foi a quinta vítima. A recorrência de acidentes assusta. Foram registrados 277 desde janeiro, o que corresponde a mais de um por dia. Desses, 232 casos nas vias municipais e outros 45 no trecho da ERS-128 (Via Láctea).

De acordo com a Brigada Militar (BM), imprudência e imperícia, associadas ao aumento de 80% da frota de veículos na última década e os inúmeros cruzamentos de ruas e avenidas, são apontadas como principais causas.

Outra campanha no município, promovida pelo empresário Vitor Souza, pede o fim do uso do celular ou tablet ao volante.

Casos recentes

Cinco acidentes foram registrados desde sábado. Ontem, por volta das 22h, uma ultrapassagem mal-sucedida resultou em abalroamento de um Ford Escort, de Teutônia, e um Ford Ka, de Boa Vista do Sul, na Rota do Sol, próximo ao trevo de acesso à Linha Harmonia. Ambos trafegavam em direção a Garibaldi. Ninguém se feriu.

No sábado, um taxista de Teutônia e um motorista de Lajeado ficaram feridos após abalroamento na esquina da Capitão Schneider com a 7 de Setembro, no bairro Canabarro.

Três acidentes foram registrados no domingo. O condutor de um Gol fugiu após colidir em um poste por volta da meia-noite, na rua Alfredo Driemeyer, bairro Teutônia. Os documentos do homem estavam dentro do carro.

Por volta das 20h, um motociclista ficou ferido após colidir com um Citröen, no bairro Teutônia. Meia hora depois, um homem de 24 anos foi autuado em flagrante por embriaguez após colidir seu Gol em dois veículos.

Cinco mortes no ano

9 de janeiro – Siegrid Odette Lutz, 75, foi atropelada enquanto pedalava na rua Arthur Pilz, no bairro Canabarro. Segundo testemunhas, ela foi atropelada por uma caminhonete Toyota Hilux. O motorista fugiu. Siegrid foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu.

15 de março – Laudenor José Wendt Horst, 40, perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra um poste de luz, na estrada Carlos Arnt, que liga os bairros Canabarro e Teutônia. Ele morreu a caminho do hospital.

17 de maio – Cezar Luiz Schmitzhaus, 34, morreu em Linha Catarina, após colidir sua motocicleta contra um micro-ônibus.

24 de junho – O motociclista Nilson Bermann, 34, morreu ao ser atingido por um carro no bairro Centro Administrativo, próximo à prefeitura.

8 de agosto – Altair Kirch morreu no hospital, 15 dias após acidente na Estrada Velha.

Acompanhe
nossas
redes sociais